Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > Reitoria Itinerante conclui 3ª rota no sertão do Estado

Reitoria Itinerante conclui 3ª rota no sertão do Estado

Programa se consolida cada vez mais como ferramenta de democratização
por Patrícia Nogueira publicado: 19/09/2019 22h41 última modificação: 19/09/2019 22h41

Após cumprir a sua 3ª rota compreendendo as cidades de Patos, Santa Luzia e Soledade, no sertão da Paraíba, a equipe da Reitoria Itinerante retorna a capital nesta quinta-feira (19). Os dois dias de viagem colocaram a reitoria em contato direto com servidores e estudantes podendo conhecer de perto suas dificuldades e expectativas. Foi possível também acompanhar o que foi cumprido a partir de demandas das visitas anteriores.

A rota teve início na quarta-feira (18) no Campus Patos. O reitor Nicácio Lopes, acompanhado pelos pró-reitores e diretores sistêmicos, visitou as instalações do campus, cumprimentou alunos e servidores e em seguida se dirigiu ao auditório para se reunir no turno da manhã com os alunos.

Para o estudante do curso de Engenharia Civil, João Paulo, que participa pela primeira vez da reitoria itinerante, a expectativa dessa visita é a de promover melhorias para o curso recém criado: “Espero que consiga fortalecer o máximo possível as ações voltadas para o campus, bem como para os discentes”.  Já Alana do curso integrado em segurança no trabalho afirmou que a reunião é um momento bom para a instituição e importante para rever pontos discutidos na ultima edição.

Os servidores do Campus Patos se reuniram no turno da tarde com o reitor. O coordenador de extesao, professor  Leonardo, fez uma avaliação positiva da reitoria itinerante e afirmou que é uma forma de tentar sanar e esclarecer duvidas quanto a real situação da instituição. Já a Coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Graciele, disse que a reitoria itinerante é um ato importante que os servidores têm para melhorar o elo com a reitoria.

Ainda na quarta-feira, a equipe seguiu viagem para Santa Luzia onde participou das comemorações dos dois anos do Campus, momento em que o reitor Nicácio e o prefeito Zezé renovaram o termo de cooperação. O evento contou também com apresentações culturais. No dia seguinte (quinta-feira, 19) aconteceram as audiências com a comunidade. O Diretor Administrativo, Filipe Batista, externou a satisfaçao de receber a equipe da reitoria no Campus: “Chegaram num momento oportuno de muita festa e celebração”, afirmou. A professora Livia Silva, participou pela primeira vez do programa e ressaltou que a aproximação com a comunidade é de suma importância para agregar conhecimento e educação de qualidade para os alunos.

No turno da tarde, foi a vez do Campus Soledade receber a Reitoria Itinerante. A Professora Isabelle afirmou que o evento é muito relevante sobretudo para a comunidade de campi pequenos. “Estamos aqui para compartilhar o que já conquistamos e também nossas necessidades. Senão nos dermos as mãos, a coisa não acontece do jeito que tem que acontecer. Agradeço ao reitor a iniciativa e compartilho meu saudoso carinho com esse evento. É bom ser ouvido, é bom ser escutado”, destacou a docente.

O Reitor Nicácio Lopes declarou estar muito feliz com o que observou nesses dias de viagem. “Nós tivemos a confirmação daquilo que sempre colocamos: uma participação efetiva da comunidade, uma demonstração de comprometimento e identificação por parte dos alunos e servidores”, afirmou. Nicácio ressaltou ainda que a rota veio reforçar a constatação de que a reitoria itinerante se consolidou como uma ferramenta de planejamento e diagnóstico das ações, intervenções e políticas públicas e ainda um momento de integração, interatividade e aproximação com a comunidade.

Acesse aqui o album de fotos da visita ao Campus Patos.

Acesse aqui o album de fotos da visita ao Campus Santa Luzia.

Acesse aqui o album de fotos da visita ao Campus Soledade.