Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > PRE promove ações do Programa Jovem Aprendiz

Noticia

PRE promove ações do Programa Jovem Aprendiz

Os campi de Sousa e Cajazeiras recebem treinamento e prospecção de parcerias para o Programa
por publicado: 16/09/2019 16h08 última modificação: 18/09/2019 08h29

A Pró-Reitoria de Ensino por meio da Coordenação de Estágio e Relações Empresariais realizou, nos dias 10, 11 e 12, ação de treinamento, divulgação e prospecção de parcerias do Programa Jovem Aprendiz nos Campi de Sousa e Cajazeiras.

Entre as ações efetuadas, foi realizado o treinamento com as equipes gestoras, coordenações de estágio e coordenações de todos os cursos técnicos dos campi.

Na ocasião, também foi feita a divulgação junto aos discentes sobre os requisitos principais do Programa Jovem Aprendiz, conforme a necessidade de expedição de documentações imprescindíveis como Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS e a formalização de contrato entre as empresas e os discentes, sempre com a intermediação do IFPB (Instituição Formadora do Programa).

Durante a visita, foram realizados contatos com empresários da região para o estabelecimento de parcerias, pactuação de novos convênios e captação de ofertas de vagas.

Os discentes mostraram-se muito interessados pelo programa tendo em vista a possiblidade de inclusão no mercado de trabalho, considerando os benefícios oriundos do Programa, como o registro na CTPS, FGTS, INSS, salário/hora, vale transporte, dentre outros.

De acordo com o Programa Jovem Aprendiz, instituído pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018, as empresas de médio e grande portes devem oferecer vagas de empregos para jovens entre 14 e 24 anos. No programa, os jovens são capacitados na instituição formadora e na empresa, combinando teoria e prática. Deste modo, os jovens têm oportunidades de inclusão social com a experiência do primeiro emprego, bem como desenvolvem competências para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que os empresários contratantes têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país.

Segundo a Coordenadora de Estágio e Relações Empresariais da PRE, Glauciene Santana, “o Programa será implantado em todos os campi com cadastramento de todos os cursos técnicos, que está sendo efetivado pela Reitoria, com o auxílio dos campi. Nesse Programa, o IFPB terá oportunidade de realizar uma inclusão dos discentes de forma mais efetiva no mercado de trabalho, considerando a cota de cada região. A implantação do Programa é um fator que contribui para a diminuição dos índices de evasão escolar”.

 

registrado em: