Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > IFPB realiza 7° Encontro Paraibano de Astrofotografia

Noticia

IFPB realiza 7° Encontro Paraibano de Astrofotografia

O evento é realizado em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) e o Casarão do Jabre.
por publicado: 28/09/2019 13h14 última modificação: 28/09/2019 19h28
Exibir carrossel de imagens Por Allysson Macário Céu de Matureia

Céu de Matureia

 

O IFPB está participando do 7° Encontro Paraibano de Astrofotografia (VII EPA). O evento que começou nesta sexta-feira (27), e vai até domingo (29) é realizado anualmente pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA) e pelo Casarão do Jabre.

De acordo com o coordenador do NEPA, Allysson Macário, o evento é o maior encontro de astrofotografia do país e a Paraíba se destaca nessa categoria com a conquista de diversos prêmios. “Ao longo dos anos temos recebido pessoas de todo Brasil. É um evento bem eclético onde temos desde crianças a pós-doutores”, Ressalta o coordenador.

Ainda de acordo com Allysson, a baixa poluição luminosa, as condições climáticas e o Pico do Jabre, ponto culminante do Estado da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, fazem de Matureia o local perfeito para a realização do encontro.

"A cada ano, novas atividades são inseridas na programação. Esse ano foi inaugurada a Praça de Observação Astronômica no Casarão do Jabre e ano passado inserimos um relógio solar na praça da cidade de Matureia, sem contar a realização de palestras e minicursos que todo ano aumenta", afirma Allysson.

Neste sábado (28), telescópios serão colocados gratuitamente a disposição do público, na Praça José Alves da Costa, para a contemplação dos maiores planetas do sistema solar: Júpiter com seus satélites de Galileu, e Saturno com seus anéis. A participação é aberta a todas as idades.

Além da participação no evento anual, o IFPB desenvolve projetos de extensão nas escolas do município e promove observação celeste por meio de telescópios.

A astrofotografia é uma modalidade de fotografia voltada para o registro objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias.


Veja mais astrofotografias no @ifpboficial.

 

DGCOM IFPB