Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > Tecnologica social nas comunidades

Tecnologica social nas comunidades

Mais de 15 projetos tecnológicos sociais estão na mostra do ENEX 2019
por publicado: 26/09/2019 13h31 última modificação: 26/09/2019 15h48

Um biodigestor para gerar gás em uma pequena queijeira no município de Princesa Isabel, um sistema de alarme para detectar possíveis desmoronamentos e a criação de órtese para auxiliar os movimentos dos membros de uma pessoa. Esses são apenas alguns projetos expostos na Feira Tecnológica Social do 5ª Encontro de Extensão e Cultura –ENEX 2019 do IFPB que acontece até amanhã(27) no campus Campina Grande.

Mias de 15 projetos tecnológicos sociais que atendem a áreas como saúde, meio ambiente, agricultura, robótica, energia solar e segurança estão na mostra que reúne estudantes dos campi de Campina Grande , João Pessoa , Cabedelo, Princesa Isabel, Cajazeiras e Esperança. São ideias implementadas em comunidades que o acesso aos conhecimentos tecnológicos e tecnologia não chegam fácil ou as condições financeiras não permitem a sua aquisição. Neste sentido, os extensionistas do IFPB entram em campo para a troca experiências.

A professora e coordenadora de inovação do campus João pessoa,  Flora Meira, explica que o objetivo da extensão é romper as barreiras dos institutos para a troca do saberes. “A extensão tecnológica social promove  impactos e transformações na sociedade. Tecnologia não é só aquela de ponta. Quando um aluno vai a uma comunidade ele leva inovação, mas também ganha tecnologia empírica   ”, explica a professora.

Estudante de Informática do campus Esperança, Lucas Dantas, realiza um trabalho de disseminação nas escolas municipais da robótica e os avanços dela no mundo atual. “Essas iniciativas levam a potencialidade dos nossos cursos e abrem possibilidades para as pessoas acreditarem que a tecnologia é útil e necessária em nossas vidas”, analisa.

De acordo com Meira, os membros do Observatório de Inovação do IFPB , que tem o objetivo de avaliar a potencialidade dos projetos vão visitar o espaço para observar quais podem ser encaminhados para voos mais altos.

Fotos: Nadson Granja

Texto: Ernani Baracho -AscomCG