Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > IFPB realiza sessão conjunta para debater Programa FUTURE-SE

IFPB realiza sessão conjunta para debater Programa FUTURE-SE

Órgãos colegiados e comunidade acadêmica participaram da reunião nesta quarta-feira (07), no auditório da Reitoria
por publicado: 07/08/2019 17h46 última modificação: 08/08/2019 08h59

O IFPB realizou nesta quarta-feira (07), no auditório da Reitoria, uma sessão conjunta dos seus órgãos colegiados para dialogar sobre o Programa FUTURE-SE, recém-lançado pelo Governo Federal. Além dos componentes do Colégio de Dirigentes (Codir), Conselho Superior (Consuper) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), participaram da reunião entidades sindicais, estudantis e demais integrantes da comunidade acadêmica da instituição.

O reitor Nicácio Lopes, presidente dos órgãos colegiados, iniciou a sessão contextualizando e destacando a importância dos debates sobre o tema. Em seguida, leu a nota publicada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que tratou do FUTURE-SE em sua última reunião extraordinária, realizada nos dias 30 e 31 de julho, em Brasília.

DSC_0256.jpgO professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Agamenon Henrique de Carvalho Tavares, fez uma apresentação sobre a proposta do Governo Federal, levantando questionamentos sobre o projeto. “Mais do que debater o FUTURE-SE, a proposta desta palestra é deixar perguntas e indagações para que a comunidade reflita sobre o que o programa irá representar para as instituições públicas brasileiras”, destacou.

Ainda durante a sessão, os pró-reitores Mary Roberta Marinho (Ensino) e Manoel Macedo (Assuntos Estudantis) abordaram recortes temáticos referentes à autonomia e a natureza pública da educação e, em seguida, foi aberto espaço para intervenções de representantes dos órgãos colegiados e da comunidade acadêmica.

Para a diretora de Apoio e Assessoramento aos Órgãos Colegiados, Jamilly Alcântara, “os órgãos colegiados representam as instâncias máximas de caráter consultivo e deliberativo do IFPB, com representações de todos os segmentos da instituição, por isso a importância do tema ser debatido em uma sessão conjunta”.

O reitor Nicácio Lopes explicou que a reunião não possui caráter deliberativo, sendo voltada à ampliação dos debates sobre o tema. “Diante da complexidade e densidade do FUTURE-SE, procuramos realizar um momento para esclarecimentos, informes e contextualização, ou seja, um espaço dialógico para oferecer elementos referenciais à comunidade para uma percepção crítica sobre o assunto”. Ainda de acordo com o reitor, este é o primeiro de um ciclo de debates que o Instituto irá promover sobre o Programa.

Verônica Rufino - DGCom