Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > IFPB oferece oportunidade de mestrado para servidores em parceria com UFPB

IFPB oferece oportunidade de mestrado para servidores em parceria com UFPB

Edital do MPPGAV deve ser lançado em julho
por Patrícia Nogueira publicado: 10/06/2019 17h03 última modificação: 11/06/2019 11h11

O IFPB apresentou hoje (10) à comunidade acadêmica uma nova oportunidade de qualificação para os servidores técnico-administrativos. Trata-se do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) ofertado pela UFPB.

O Reitor Nicácio Lopes, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e a Diretoria de Gestão de Pessoas receberam a Coordenadora do MPPGAV, Edneide Jezine, e o professor do Programa José Jassuipe no auditório da Casa Rosada para apresentar o programa a comunidade. Ex-alunos do programa também se fizeram presentes falando da experiência em participar do mestrado e os resultados de suas pesquisas.

A necessidade de uma parceria para oferecer oportunidades de qualificação para os servidores técnico-administrativos foi motivada a partir de uma pesquisa realizada pela diretoria de pós-graduação da PRPIPG que identificou as principais áreas de interesse dos servidores. “O IFPB vem buscando cada vez mais oportunidades de qualificação para nossos servidores. A UFPB já vinha atendendo nossos técnicos e agora estamos buscando a reserva de vagas por meio dessa parceria”, disse a Pró-Reitora Silvana Cunha. A Diretora de Pós-Graduação, Deisy Correia apresentou a Política de Qualificação Institucional identificando que a maior parte dos servidores técnico-administrativos tem a necessidade de cursar um mestrado.

O Reitor Nicácio Lopes enfatizou a importância de qualificação do corpo técnico administrativos: “É preciso investir no talento dos nossos técnicos, pois eles exercem um papel primordial para a educação pública”, comentou. Nicácio declarou que essa parceria não será uma ação pontual e terá uma regularidade na oferta de vagas, institucionalizando-a. A previsão é de que sejam ofertadas 30 vagas sendo 15 para o primeiro semestre de 2020 e 15 para o primeiro semestre de 2021.

A Coordenadora do MPPGAV, Edneide Jezine, apresentou o curso, as linhas de pesquisa e falou sobre o processo de seleção. O edital deve ser lançado em julho e a turma terá início em março. A seleção é exclusiva para servidores técnico-administrativos e consta de várias etapas como prova dissertativa, prova de proficiência em língua inglesa ou espanhol, análise do pré-projeto, entrevista e análise curricular.

O mestrado tem por objetivo preparar o servidor técnico administrativo para formação teórica sobre políticas públicas de gestão e avaliação da educação superior de modo a possibilitar oportunidades de reflexão crítica, produção e socialização de projetos inovadores e socialmente relevantes. De acordo com a professora Jezine vários temas do cotidiano do servidor podem ser problematizados e pesquisados no curso, como por exemplo acessibilidade, evasão escolar, ingresso e permanência, cotas, de modo a promover a reflexão e a oferta de soluções reais para problemas enfrentados nas instituições.