Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > Colégio de Dirigentes se reúne em Cajazeiras

Colégio de Dirigentes se reúne em Cajazeiras

Pró-Reitores e Diretores Gerais fazem um balanço de suas ações mais recentes.
por Patrícia Nogueira publicado: 07/06/2019 08h16 última modificação: 07/06/2019 12h15

Durante a manhã desta quinta-feira (06) o Reitor presidiu, no Campus Cajazeiras, reunião do Colégio de Dirigentes. Participaram do evento, os pró-reitores e diretores gerais dos campi do instituto.

A reunião tem acontecido de forma itinerante e está pela primeira vez no Campus Cajazeiras, já tendo passado pelas cidades de Cabedelo e Patos. Na ocasião, os pró-reitores passaram os informes das suas pastas.

foto 10.jpg

Um dos pontos abordados pela Pró-reitoria de Administração e Finanças foi a situação orçamentária do IFPB e o bloqueio de verbas por parte do governo federal. Uma outra ação da PRAF em andamento é a padronização de procedimentos administrativos e o processo eletrônico.  A padronização dos procedimentos administrativos nos campi, de acordo com o Pró-Reitor Pablo Andrey, levará em consideração as especificidades de cada campus. “Discutimos com os diretores as melhores saídas para fazer a padronização única, levando em consideração as particularidades de cada um. Iniciamos também o primeiro processo eletrônico, por meio do gerenciamento do edital de pesquisa. Essa ação vai facilitar a sua tramitação”, explicou.

foto 6.jpg

Já a PRPIPG, representada pelo Diretor de Pesquisa, Francisco Dantas, informou sobre os 4 editais de pesquisa que estão abertos e que contemplam estudantes de todos os níveis, desde o técnico integrando, subsequente até o superior. A novidade, segundo Dantas, é o edital InovaPós, voltado para os alunos dos cursos de mestrado profissional ofertado pelo IFPB. Uma nova parceria com a UFPB para oferta de mestrado profissional também está sendo lançada. “No mestrado MPPGAV haverá vagas exclusivas para os servidores do IFPB, o que é uma grande oportunidade para qualificação”. Ainda na pasta da PRPIPG foi anunciado o 3º Simpif, que será realizado no mês de novembro no Campus João Pessoa. As inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas.

Na área da Extensão e Cultura, a Pró-reitora Cleidenédia Oliveira, apresentou a nova edição da Revista Práxis, e compartilhou os indicadores de extensão dos campi. Os dados estão consolidados e podem ser acessados no Suap. “Tratamos ainda sobre a 5ª edição do Enex que será em Campina Grande e sobre o programa Centelha que está sendo lançado em João Pessoa, a nível nacional, tendo como proposta desenvolver o empreendedorismo dos estudantes”.

O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, ressaltou a importância e necessidade da PRAE em buscar uma sintonia com os campi no tocante aos eventos sistêmicos. “Temos um calendário de eventos que a PRAE está coordenando e deve ser aplicado aos campi. No mês passado tivemos o encontro de estudantes e alguns encaminhamentos devem ser respaldados nos campi como a socialização das discussões por parte dos alunos presentes e o envio do relatório aos diretores, o que irá subsidiá-los na implementação de politicas estudantis”, disse Macedo. Foi apresentada também a minuta de resolução da Rede de Combate ao Assédio.

A Pró-Reitoria de Ensino fez um balanço dos processos seletivos (PSCT, Sisu e PSE) e a programação para o PSCT 2020. Uma outra ação realizada pela PRE é a apresentação da plataforma Nilo Peçanha para os campi. Mary Roberta falou sobre o desenvolvimento de novas funcionalidades do Suap Edu para o registro de aulas e frequencia dos alunos e mencionou sobre o plano de ações conjuntas com os órgãos de segurança pública.

A Diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Teresa, fez uma avaliação positiva do encontro. “Foi uma alegria receber o colégio de dirigentes aqui, apresentar a nossa realidade e estreitar os laços”. Na oportunidade os gestores visitaram a obra de expansão do Campus, que está construindo um novo bloco de salas de aula.

Para o Reitor Nicácio Lopes, a construção desse novo bloco representa o atendimento a uma demanda que há muito tempo vem sendo reivindicada pela comunidade, mostrando que há uma preocupação não só com a expansão de novos campi, como também na ampliação e melhoria da estrutura dos campi mais antigos. Sobre a realização da reunião no Campus Cajazeiras Nicácio afirmou que é uma forma da gestão se fazer presente em todos os campi e se aproximar cada vez mais da comunidade.

Finalizando a reunião, o Reitor Nicácio enalteceu o trabalho da equipe, pedindo o esforço de todos no cumprimento das metas institucionais e a busca incessante pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, fato este que tem sido um diferencial na história recente do Instituto Federal da Paraíba.