Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > Reitor do IFPB discute bloqueio orçamentário em Brasília

Reitor do IFPB discute bloqueio orçamentário em Brasília

Nicácio Lopes participará de reunião do CONIF sobre os bloqueios orçamentários anunciados pelo Governo Federal.
por publicado: 06/05/2019 11h04 última modificação: 08/05/2019 14h50

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, embarca na tarde desta segunda-feira (06) para Brasília e vai participar de reunião do CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - que discutirá com o secretário de educação profissional e tecnológica, Ariosto Antunes Culau, o corte de 30% de verbas das instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Federais).

Ao longo da semana, os reitores participantes terão encontros, também, com deputados e senadores que integram a Frente Parlamentar dos Institutos Federais. A 95ª Reunição Ordinária do Conif termina quinta-feira (09).

De acordo com Nicácio, “é preciso participar ativamente das ações do CONIF em defesa da Rede Federal, de modo a contribuir para o diálogo com a sociedade acerca da importância estratégica da Rede Federal EPCT para a formação profissional, humanista e cidadã dos estudantes”. Nesse sentido, o Reitor Nicácio Lopes cumprirá, até quinta-feira (09), agenda de reuniões e atividades do CONIF na capital federal, entre as quais destaca-se a reunião com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau.

Durante esta semana, o CONIF realizará reunião do Conselho Pleno em Brasília. Na oportunidade, os reitores das unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal EPCT) estarão discutindo, entre outros temas, o atual cenário político e educacional brasileiro.

Dentro da agenda de atividades programadas para a semana, terá especial importância a divulgação do documento elaborado pelo CONIF para retratar a Rede Federal EPCT e apresentá-la a três destinatários: Governo Federal, sociedade e parlamento brasileiro.

A Rede Federal EPCT é composta por 647 unidades, distribuídas por todo território nacional. São mais de 80.000 (oitenta mil) profissionais, entre professores e técnico-administrativos, atendendo a cerca de 1.000.000 (um milhão) de estudantes, regularmente matriculados em todos os níveis de ensino, presencial e a distância. Em 2018, foram oferecidos 11.766 cursos, com a oferta de 437.614 vagas e uma procura de 1.822.510 inscritos, segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP, 2019).

A expansão da educação profissional, desde a criação dos Institutos Federais, em 2008, tem contribuído decisivamente para a qualificação profissional e para a inclusão social de estudantes, principalmente, em situação de vulnerabilidade social, visto que 75,28% dos estudantes têm Renda Familiar Per Capita (RFP) de até um salário-mínimo e meio (PNP, 2019 - Ano base 2018).

O documento elaborado pelo CONIF, além de destacar a importância estratégica da Rede Federal EPCT e suas ações exitosas, aponta para dificuldades e desafios relacionados ao atual contexto político-econômico brasileiro. Alguns desses desafios são a falta de estrutura básica para o efetivo funcionamento de algumas unidades (bibliotecas, auditórios, restaurantes estudantis, equipamentos esportivos), os déficits tanto no quadro de professores quanto no de servidores técnico-administrativos e a necessidade de recursos para fortalecer a Política de Assistência Estudantil e assegurar a permanência e o êxito acadêmico.