Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 > Campus Pedras de Fogo realiza aula inaugural do curso de operador de computador

Campus Pedras de Fogo realiza aula inaugural do curso de operador de computador

Com nova turma em andamento e outras previstas, o Campus consolida sua atuação na região
por Patrícia Nogueira publicado: 30/04/2019 15h15 última modificação: 02/05/2019 16h12

O Campus Pedras de Fogo realizou nesta segunda-feira (29) a aula inaugural do curso de Operador de Computador. Setenta e dois (72) estudantes estão matriculados no curso que tem duração de 4 meses.

A aula inaugural foi proferida pela ex-aluna do IFPB Joyce dos Santos Silva que concluiu o curso de suporte e manutenção de microcomputadores no Campus Picuí. Na oportunidade ela falou sobre sua trajetória acadêmica na instituição e como a sua passagem pelo instituto contribuiu para o seu engrandecimento profissional e pessoal.

Estiveram presentes na solenidade autoridades das cidades de Pedras de Fogo e Itambé, representados pelos Secretários de Educação Belarmino Carneiro e Ana Rita Marinho, respectivamente, bem como o Reitor Nicácio Lopes, o Diretor de Pedras de Fogo, Frederico Campos, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, a Pró-Reitora de Extensão, Cleidenedia Oliveira, o Diretor do Campus Picuí, Luciano Paccelli, o Diretor de Itabaiana, Isaac Lacerda e diretores sistêmicos do IFPB como Suelânio Viegas e Josy Batista. Os participantes foram agraciados no início da solenidade com a apresentação do grupo de Sax do professor Draylton Siqueira. Ao final, foi entregue ao reitor Nicácio uma bandeira do Fluminense feita a partir de materiais reciclados pela associação de mulheres de Pedras de Fogo.

O IFPB está presente na cidade de Pedras de Fogo desde 2014, quando iniciaram suas primeiras atividades voltadas para cursos na modalidade de Educação a Distância. Desde então já foram realizados diversos cursos de Formação Inicial e Continuada presenciais e a distância, Programa MedioTec e ações de extensão,  promovendo capacitações para moradores da cidade e das regiões circunvizinhas.

Para o Diretor Geral do Campus Pedras de Fogo, Frederico Campos, o curso que esta iniciando tem um significado importante: “Estamos recebendo nossos primeiros alunos presenciais. São estudantes excluídos socialmente que precisam de uma colocação no mercado de trabalho e de uma nova formação”. O campus oferece dois laboratórios de informática para ministrar as aulas do curso.

“A unidade vem apresentado perspectivas promissoras para os próximos anos. O diretor vem demonstrando versatilidade e entusiasmo, agregando a comunidade e divulgando a marca do instituto, fazendo com que o campus ganhe bastante visibilidade na região”, declarou o Reitor Nicácio Lopes. Novas turmas regulares estão previstas: um curso técnico subsequente em informática com início em 2019.2 e um técnico integrado em informática, com previsão para 2020.1, somando um total de 80 vagas. Há ainda planos para a oferta de cursos de extensão na área de gastronomia e modas.