Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 02 > IFPB tem projeto aprovado em chamada universal do CNPq

IFPB tem projeto aprovado em chamada universal do CNPq

Projeto é sobre comunicações e processamento de informações
por Patrícia Nogueira publicado: 19/02/2019 10h55 última modificação: 19/02/2019 10h56

O Grupo de Pesquisa em Comunicações e Processamento de Informação do IFPB (GComPI) teve um projeto aprovado na chamada universal do CNPq. Trata-se do projeto “Desenvolvimento de Novos Mecanismos e Protocolos Visando o Aumento de Confiabilidade de Redes de Sensores sem Fio Industriais” que receberá o apoio financeiro de R$30 mil reais (Faixa A).

O projeto é coordenador pelo professor Ruan Delgado Gomes, do Campus Campina Grande e visa estudar formas de aumentar a confiabilidade de redes de sensores sem fio industriais. “Em geral, os sistemas de monitoramento e controle na indústria são implementados usando redes cabeadas. No entanto, alguns padrões foram lançados na última década, para oferecer soluções sem fio para implementação desses sistemas. Usar comunicação sem fio torna o processo de instalação e manutenção da rede muito mais barato, devido à menor complexidade para prover a infra estrutura de comunicação”, afirmou o professor Ruan.

Além do Prof. Ruan Delgado Gomes, também fazem parte do GComPI os professores Paulo Ribeiro, Jerônimo Rocha e Anderson Costa, do IFPB - Campus Campina Grande, além de dez alunos de graduação dos cursos de Telemática e Engenharia de Computação.

“A Chamada Universal é uma das mais tradicionais e apoia pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em qualquer área do conhecimento. Com esse novo aporte, poderemos adquirir mais componentes, o que permitirá realizar estudos experimentais com redes maiores e produzir resultados mais relevantes”, comenta o professor Ruan.

De acordo com o CNPq foram aprovados 5.572 projetos de pesquisa em todo país, sendo 2.357 projetos da Faixa A (projetos de até R$ 30 mil), 1.976 da Faixa B (até R$ 60 mil) e 1.237 da Faixa C (até 120 mil). Esse total representa um aumento de 21% em relação à quantidade de projetos aprovados na edição anterior, em 2016 e inclui 2.516 bolsas de várias modalidades.