Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 01 > Professor Raphaell Maciel é apontado como engenheiro do futuro na Veja

Professor Raphaell Maciel é apontado como engenheiro do futuro na Veja

Trabalho desenvolvido no Grupo de Robótica do Campus Cajazeiras foi o motivo do reconhecimento.
por publicado: 29/01/2019 08h52 última modificação: 01/02/2019 17h23

O professor Doutor Raphaell Maciel, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFPB Campus Cajazeiras, vive um dos momentos mais brilhantes de sua carreira profissional. Formado na mesma instituição em que hoje leciona, ele desenvolve projetos na área de Robótica, nacionalmente. Na última semana, os projetos que ele desenvolve no Grupo de Pesquisa em Controle, Automação e Robótica (GPcar) foram destaque na revista Veja onde ele foi apontado como “engenheiro do futuro”.

Trabalhar com robótica é um sonho de infância que com muita dedicação ele tornou realidade. Foi como aluno do curso de Automação que ele “desenvolveu as habilidades básicas que poderia utilizar para a robótica, apesar do curso não ser específico de robótica”. Ele deu continuidade aos estudos na UFRN onde fez mestrado e doutorado. E lembra que “em 2015, já professor do IFPB Campus Cajazeiras, formalizou o grupo de pesquisa em Controle e Automação com o apoio do professor Romualdo Figueiredo”, lembrou.

Quanto à matéria da Veja, Raphaell vê como “um feedback maravilhoso do que temos feito aqui no Campus. Não é fácil fazer ciência no Brasil, mas como já me disse uma vez um professor: "o trabalho duro traz resultados!". Então, temos feito isso, trabalhando forte e, como consequência, esse e outros resultados têm surgido, esperamos que com o novo curso de Engenharia, tenhamos mais trabalhos de destaque na comunidade”, acrescentou.

Os projetos desenvolvidos no GPcar renderam o reconhecimento nacional como um dos mais influentes pesquisadores de robótica do país. E agora como coordenador do novo curso de engenharia de controle e automação, Raphaell está cheio de planos para o grupo de pesquisa.  “Nossa expectativa é que possamos ampliar a equipe e trabalhar com temas relacionados com carros autônomos, drones, redes neurais, entre outros. Também gostaríamos de ampliar a participação do GPcar em torneios de robótica de alto nível, como o futebol de robôs por exemplo. Estamos trabalhando juntos com outros professores de instituições renomadas, como a USP, para criar uma competição de carros autônomos, a ideia é formar um time aqui no Campus”, afirmou.

O grupo de pesquisa é extra-classe, com atividades bastante dinâmicas e aceita alunos de áreas diversas, desde que “o aluno demonstre interesse de aprender coisas novas e seja proativo. As outras habilidades vamos desenvolvendo dentro do time”, ressaltou Raphaell.

Ex-aluno e professor do Instituto Federal da Paraíba – Campus Cajazeiras – Raphaell tem propriedade para falar sobre a qualidade do ensino do IFPB Cajazeiras. “Aqui consegui todo apoio em meu processo de formação. Encontrei muito mais que uma instituição de ensino, encontrei pessoas comprometidas com minha formação e que se importavam comigo e, sobretudo, em contribuir com minhas conquistas. Agora é o meu momento de retribuir”, disse.

GPcar (Grupo de Pesquisa em Controle, Automação e Robótica):

O GPCAR é um grupo de pesquisa em controle, automação e robótica que tem por objetivo investigar e difundir novas tecnologias relacionadas com estas áreas, além disso, o grupo tenta contribuir com a pesquisa e o ensino, desenvolvendo trabalhos com discentes do ensino médio e superior. O grupo busca estimular a formação de um profissional capaz de trabalhar com tecnologias novas utilizadas ao redor do mundo.

*Por Clara Marinho - Jornalista do Campus Cajazeiras