Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 01 > IFPB revalida primeiro diploma de nível técnico internacional

Noticia

IFPB revalida primeiro diploma de nível técnico internacional

Italiano Fábio Visintin recebeu diploma equivalente ao Curso Técnico Subsequente em Edificações
por publicado: 10/01/2019 10h44 última modificação: 10/01/2019 10h44

O IFPB realizou nessa quarta-feira (09) a entrega do primeiro diploma de curso técnico internacional revalidado pela instituição. O italiano Fábio Visintin teve o diploma referente ao Curso Técnico Subsequente em Edificações aprovado pela Comissão Avaliadora constituída pela Portaria 1.451/2018.

“Terminei o curso na Itália em 2002 e mesmo já trabalhando na área, só agora consegui a revalidação. Receber esse diploma representa um momento único para mim, pois poderei obter meu registro profissional, assim como realizar futuros cursos no Brasil. Só tenho a agradecer ao IFPB pelo apoio”, comemora Fábio.

O ato administrativo realizado pelo Instituto tem como base o Artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece que “o conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos”; assim como a Resolução Consuper Nº 24/2018 que estabelece as normas para a revalidação de diplomas de técnico em nível médio expedido por instituições estrangeiras.

O diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos, explica os procedimentos para revalidação dos diplomas. “O candidato precisa abrir um processo no setor de protocolo do IFPB contendo toda a documentação constante na Resolução. Esses documentos serão analisados por nossa diretoria e encaminhados à comissão de analistas da área criada para esse fim. Caso aprovado o processo, a Diretoria de Cadastro Acadêmico, Certificação e Diplomação (DCAD) emitirá o diploma”.

Para Simão Viana, da DCAD, o pioneirismo desta ação no Instituto deve ser comemorado. “Com a revalidação, os estudantes de cursos técnicos estrangeiros poderão atuar legalmente em suas áreas e isso é um fato a ser comemorado pelo IFPB”, destaca o diretor.

“Esta é mais uma iniciativa que agrega um valor imenso aos serviços prestados pela nossa instituição. Nós estamos muito felizes com esse marco histórico que vai possibilitar um maior reconhecimento e garantir melhores condições de vida às pessoas que concluíram cursos técnicos fora do país”, enfatiza o reitor Nicácio Lopes.

 

registrado em: ,