Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 01 > “Foi uma emoção imensa!”

“Foi uma emoção imensa!”

A professora aposentada, Eudna Araújo, conta como foi sua trajetória no IFPB
por publicado: 23/01/2019 08h37 última modificação: 23/01/2019 08h37

Algumas pessoas ingressam no mundo do trabalho para deixar sua marca. Foi assim com a professora Eudna Maria Barbosa de Araújo, mais conhecida como Baby. Ela ingressou no IFPB em 1994, vindo de Roraima para a Paraíba, com o desafio de ser uma das pioneiras na recém-criada Unidade de Ensino Descentralizada (UNED), da então Escola Técnica Federal, hoje IFPB.

“Participar da implantação da UNED Cajazeiras foi maravilhoso para mim, porque tive oportunidade de trabalhar com uma equipe de profissionais recém-formados, mas com muita vontade de vencer. Éramos uma grande equipe e fizemos um excelente trabalho”, relembra.

Estar entre os pioneiros no Campus Cajazeiras sempre foi motivo de orgulho para a professora de Educação Física. Mas, o que a marcou profundamente, foi a homenagem que recebeu dos colegas pouco antes da sua remoção para a capital paraibana, acompanhando o esposo Alberdan Santiago, também professor do IFPB.  “Durante um evento, anunciaram que o Ginásio do Campus receberia o meu nome. Foi uma emoção imensa! Eu não esperava receber uma homenagem dessas ainda em vida. Foi a culminância do tempo que eu passei lá.”

Com a mudança para João Pessoa, Baby encontrou um Campus já consolidado. Sua integração aconteceu gradativamente. Acostumada com a rotina anterior, aos poucos ela foi se engajando e se apaixonou também pelo Campus João Pessoa. Durante sua estada no Campus da Capital, a professora assumiu vários postos de coordenação, sem abandonar as aulas de educação física. “A convivência com os alunos sempre foi muito harmoniosa, nunca tive problemas”.

Hoje, se emociona quando ex-alunos falam da sua importância como educadora. “Sendo professora de educação física, a gente pensa que não mexe com os alunos, como os professores que estão no convívio em sala”. Outra coisa que enche Baby de orgulho é ver seus ex-alunos retornarem para a Instituição como servidores. “Uma ex-aluna, professora do IFPB, fez-me um agradecimento em público. E isso me emocionou muito”.

Tendo passado pela gestão no Campus Cajazeiras, João Pessoa e na Reitoria, Baby conta que sempre teve o reconhecimento da Instituição. “Um agradecimento, um abraço, um aperto de mão, uma comenda, tudo isso é importante porque pra mim é importante saber que o meu trabalho está sendo reconhecido”.

Aposentada há seis meses, Baby encontra-se num momento impar em sua vida. “Estou num momento endógeno, cuidando de mim, da minha saúde e do meu psiquê. Coisas que quando estamos no mundo do trabalho não temos tempo”.

No começo foi difícil. “Eu trocava de roupa para ir trabalhar, mas agora estou curtindo, fazendo minha academia, pilates, tomando banho de mar e cuidando da minha família e de mim” concluiu.

Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB/Reitoria