Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 12 > Planede é vetor de desenvolvimento no IFPB

Destaque

Planede é vetor de desenvolvimento no IFPB

O Planejamento Estratégica Decenal torna-se referência na gestão e ganha destaque em 2018
por publicado: 27/12/2018 11h41 última modificação: 27/12/2018 11h41

O ano de 2018 chega ao fim com uma marca importante no modelo de gestão estratégica adotado pelo IFPB desde 2016, após a introdução do planejamento estratégico decenal (PLANEDE 2025). Somente de 1º de janeiro a 26 de dezembro do ano corrente, mais de 500 reuniões de equipes de trabalho do IFPB foram registradas em atas do sistema de gestão estratégica como prática de internalização do raciocínio do Ciclo PDCA nos macroprocessos de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Ao lado disto, 2.640 planos de ação em 5W2H, sigla em inglês: What? (O quê?); Why? (Por que?); Where? (Onde?); When? (Quando?); Who? (Quem?); How? (Como?) e How-Much (Quanto?); foram formulados em 2018, com destaque para as atividades desenvolvidas pelas coordenações de ensino dos Campi João Pessoa, Princesa Isabel e Monteiro, setores de administração dos Campi Catolé do Rocha e João Pessoa e pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC), de Ensino (PRE) e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), integrando o grupo de gestores com mais de 100 planos explicitados para a transparência de gestão e relato integrado de ações desenvolvidas no IFPB. 

No âmbito das coordenações de curso, foram destaques de internalização do Plano de Ação como importante instrumento de planejamento e acompanhamento das realizações da área, as Coordenações do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Transações Imobiliárias (Cabedelo-Centro), do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Pesca (Cabedelo-Centro), do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Transporte Aquaviário (Cabedelo-Centro), do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Geologia (Picuí), do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Mineração (Picuí), do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações (Catolé do Rocha), do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores (Campus João Pessoa), do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica (Campus João Pessoa), do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Guia de Turismo (Cabedelo-Centro), do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (Picuí) e do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática (Picuí), integrando o grupo de gestores de coordenações de curso do IFPB com mais de 20 planos em suas áreas.  

Todo esse esforço conjunto e resultado são vistos com entusiasmo e como um momento de estímulo a todos os gestores e planejadores institucionais do IFPB para que reuniões internas sejam produtivas, prazos institucionais possam ser cumpridos e haja foco em ações prioritárias que produzam resultados nos indicadores de desempenho institucional.  

Para que o gestor do IFPB ocupante de FG, FCC ou CD tenha acesso às melhores práticas de gestão estratégica sustentadas na literatura internacional, basta entrar no menu posicionado no cabeçalho do Portal do IFPB "Acesso a Sistemas" e, em seguida, no ícone do sistema de gestão do Planejamento Estratégico. Diariamente, reserve um intervalo de 15 minutos para gerar "insights", organizar seu plano de ação 5W2H da semana inteira e mensurar indicadores.  

Para a utilização plena dos instrumentos de gestão disponíveis no PLANEDE, o gestor do IFPB pode consultar dentro do mencionado sistema o cronograma anual de treinamento presencial e pode ainda contar com salas virtuais de reuniões para o treinamento e apoio de utilização à distância.  

É importante ainda destacar que, somente em 2018, o sistema de gestão do Planejamento Estratégico do IFPB recebeu uma média mensal de 730 acessos e entre 1º de janeiro e 26 de dezembro foram 8.757 acessos totais à plataforma do PLANEDE 2025.  

Sobre o planejamento estratégico decenal do IFPB (PLANEDE 2025) 

Reitor.jpgO estudo que resultou no PLANEDE 2025 foi concluído em 27 de outubro de 2016, lançado em sessão solene em 13 de março de 2017 e selecionado entre as 5 melhores práticas exitosas de gestão na 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica em 22 de novembro de 2017.  

Desde 2016, os relatórios oficiais e indicadores de desempenho do IFPB são elaborados dentro do sistema de gestão do PLANEDE 2025 e os gestores institucionais passaram a contar com 12 instrumentos de gestão, entre os quais: Plano de Ação 5W2H. Agenda de Trabalho Integrada; Contrato de Gestão/Ata de Reunião; Indicadores-Chave de Desempenho (KPI e KRI); Priorização de Problemas com Matriz GUT; Aprendizagem em Equipe com Resolução de Problemas Prioritários com Matriz 6M e Brainstorming, entre outros instrumentos disponibilizados em base tecnológica de acesso comum aos gestores do IFPB.