Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > IFPB participa de Mercado da Agricultura Familiar

IFPB participa de Mercado da Agricultura Familiar

Evento em Cerro Corá - RN promove as potencialidades da região Semiárida do Nordeste Brasileiro
por publicado: 16/11/2018 12h08 última modificação: 16/11/2018 12h08

Cerro Corá, no Semiárido do Rio Grande do Norte, foi o local escolhido para realização do Mercado da Agricultura Familiar, um dos eventos promovidos pelas metas do Projeto da Agricultura Familiar, executado pelo Polo de Inovação João Pessoa IFPB e apoio da Funetec.

Com o objetivo de dar continuidade as ações de fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária, 07 representantes da Agricultura Familiar da Paraíba, juntamente com a equipe técnica e coordenadores do Projeto do IFPB, participaram da abertura do evento, realizado na noite de ontem (15) no novo espaço da feira do município.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), apresentou produtos como o bolo de mandacaru com cobertura de umbu, trufa com recheio de gogoia e dindim também produzido com fruta da palma e gogoia. Elisiana Magaly, estudante de agroecologia (IFPB- campus Picuí) afirma que um dos objetivos do projeto é apresentar possibilidades para que alimentos naturais da caatinga sejam inseridos na alimentação familiar e assim contribuir para a segurança alimentar na região.

A cidade de Cerro Corá, com cerca de 10 mil habitantes, se movimentou com a chegada dos Expositores da Feira e toda a organização do evento. Durante a abertura a população esteve presente acompanhando as atrações culturais e a apresentação da Cozinha Show. Espaço onde chefs reconhecidos, como Walter Dantas e Adriana Lucena, apresentaram receitas de suas autorias com a valorização de alimentos regionais da Agricultura Familiar.

Esse evento tem um gosto mais que especial, pois é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de apresentar meu trabalho, a gastronomia da cidade de Cerro Corá, na minha cidade, comentou emocionado o chef Walter Dantas.

Algumas autoridades marcaram presença na abertura do evento, a exemplo de Jacqueline de Sousa, representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Raimundo Costa, Secretário Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária (Seara), Zeca Araújo, prefeito interino do município, Josy Batista e Girlene Formiga coordenação do Projeto da Agricultura Familiar do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), entre outras.

Segundo Raimundo Costa (Seara), a Agricultura Familiar brasileira tem um potencial muito grande, só aqui no Rio Grande do Norte nós somos algo em torno de 70 mil propriedades de agricultores familiares, com 75% dos alimentos que está na mesa da população e esse evento vem potencializar e dar oportunidade aos agricultores comercializarem seus produtos de forma direta com a população.

O evento segue até sábado (18) e ainda prevê exposições temáticas, atrações culturais e oficinas de receitas com a cozinha Show, além de novas oportunidade de comercializar e expansão a divulgação dos produtos da Agricultura Familiar.

Texto: Patrícia Ribeiro

Fotografia: Carlos Soares