Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Emoção marca solenidade de posse do Reitor Nicácio

Emoção marca solenidade de posse do Reitor Nicácio

O reitor reeleito agradeceu à sua família e à comunidade e anunciou as ações que devem nortear sua futura gestão
por Gustavo Rodrigues publicado: 27/11/2018 12h12 última modificação: 27/11/2018 12h12

A emoção deu o tom da solenidade de recondução, ao cargo de Reitor do IFPB, do professor Nicácio Lopes, reeleito em maio deste ano para o quadriênio 2018-2022 e empossado em Brasília, no mês de outubro, pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. O evento festivo foi realizado na noite desta segunda-feira (26) no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, sede da Reitoria.

Em seu pronunciamento, entre os vários agradecimentos, o professor Nicácio Lopes prestou uma homenagem à família, em especial à sua mãe, presente ao evento, por seus esforços pelos estudos dos filhos. Como lembrou o professor Luciano Candeia, em seu discurso de saudação ao reitor reeleito, representando a comunidade acadêmica, Dona Ivani Batista Lopes chegou a empenhar sua aliança de casamento para comprar livros para os estudos dos filhos. “Mãe, eu só estou aqui hoje por causa de seu gesto”, agradeceu o reitor Nicácio.

Em sua saudação, o Professor Luciano Candeia lembrou que o menino Nicácio sempre estudou em escolas públicas e, por isso, assemelhava-se aos alunos que hoje o IFPB acolhe, forma e encaminha para a vida. Depois, lembrou a trajetória do professor reeleito.

Cícero Nicácio do Nascimento Lopes nasceu no Sertão paraibano, na cidade de Aguiar. Fez todo o seu percurso educacional em escolas públicas. Depois de cursar o 1º Grau em escolas de Aguiar e Cajazeiras, ingressou no Colégio Liceu Paraibano de João Pessoa para realizar seus estudos de 2º Grau.

Graduou-se em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, onde também concluiu mestrado e doutorado. Professor de Língua Portuguesa e Literatura, logo começou sua trajetória como gestor educacional aos 22 anos de idade, exercendo o cargo de diretor da primeira escola de 2º Grau de Monte Horebe, no Sertão paraibano.

Depois de tornar-se professor da Escola Técnica Federal da Paraíba, precursora do IFPB, ocupou várias funções como gestor público até ser eleito reitor do IFPB em agosto de 2014 e ser reeleito em maio deste ano para ser reconduzido ao cargo.

A noite comemorativa começou ao som do violão e do violino dos professores Vinícius de Lucena e Ana Carolina Petrus, do curso de Instrumento Musical do IFPB, brindando os presentes com arranjos clássicos de canções nordestinas.

Com a presença de autoridades e membros da comunidade acadêmica, representante do Conselho Superior do IFPB efetuou a leitura do Termo de Posse e todos os presentes acompanharam a colocação das insígnias do Reitor.

“Eu tomo posse com a consciência de que estou sendo reconhecido pela comunidade, mas com a convicção da grande responsabilidade que este momento representa”, afirmou o Reitor. Depois de apresentar um balanço de sua gestão em áreas como infraestrutura, capacitação de servidores, assistência estudantil, ensino superior, pesquisa, pós-graduação e extensão, agradeceu a sua equipe de pró-reitores, diretores-gerais e diretores sistêmicos e a toda a comunidade que o reelegeu.

O reitor finalizou seu discurso de posse elencando as ações de sua gestão para o futuro do IFPB e lembrando que na gestão é necessário o humanismo – tratar bem as pessoas – mas é preciso também o pragmatismo – ter efetividade em nossas ações. Lembrou também o poema “Mãos dadas” de Carlos Drummond de Andrade, onde o poeta reafirma sua consciência da existência de outros homens. “Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”, convidou o reitor ao final de seu discurso.