Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > Trabalho colaborativo é destaque no ForGrad Nacional

Trabalho colaborativo é destaque no ForGrad Nacional

Encerramento do ForGrad Nacional destaca a participação das diversas instituições de ensino do País, através dos fóruns regionais, na construção das políticas públicas de ensino
por Gustavo Rodrigues publicado: 26/10/2018 18h30 última modificação: 29/10/2018 09h44

A solenidade de encerramento do ForGrad Nacional aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) no auditório da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A Presidente do ForGrad Nacional, professora Mary Roberta Meira Marinho, Pró-Reitora do IFPB, agradeceu a participação de todos os presentes e apresentou o novo presidente do ForGrad Nacional, gestão 2018-2019, Professor Alexandre Marino Costa, Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

De acordo com a professora Mary Roberta, “este foi um ano de trabalho colaborativo entre as diversas instituições. Os fóruns regionais foram bastante produtivos e nós recebemos as cartas desses fóruns. Estas cartas servem para que nós façamos a interlocução com o Ministério da Educação (MEC) e os agentes que estabelecem as políticas públicas, como o Conselho Nacional de Educação. Nós tivemos vários momentos muito importantes este ano em defesa de programas que já existem como o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), e também o fortalecimento de programas como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (ParFor)”.

DSC_0641.jpgPara o professor Alexandre Marino, novo presidente do ForGrad Nacional, “o ForGrad 2018 foi muito importante para que nós pudéssemos congregar vários representantes de diversas regiões do País, que representam as suas instituições como Pró-Reitores de Graduação. O debate foi muito importante para a formação de bases que nos permitam pensar nos próximos encontros regionais e no próximo encontro nacional, que será em Florianópolis, Santa Catarina. Agradeço todo o empenho da Professora Mary Roberta e sua equipe na condução da gestão 2017-2018, que foi coroada com este evento aqui em João Pessoa”.

Neste último dia, o ForGrad Nacional contou com a Mesa Redonda “Experiências Inovadoras na Educação – Projetos Institucionais de Inovação”, que teve como palestrante o professor Sérgio Freitas da UnB e logo depois o evento trouxe DSC_0627.jpgaos presentes a Mesa Interfóruns “O que nos une ou deve nos unir na Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação?”, que teve como palestrantes as professoras Vera Lúcia da Rocha Maquêa, da UNEMAT, e a professora Ana Inês Sousa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DSC_0655.jpgDe acordo com a professora Vera Lúcia, “precisamos entender a defesa do ensino superior como um bem comum, como um direito universal e uma responsabilidade de cada um de nós”.

DSC_0661.jpgPara a professora Ana Inês, a perspectiva trazida pela extensão é a da transformação da realidade. É necessário comprometer a comunidade acadêmica com as demandas sociais e com o impacto de suas ações com essas demandas. “A formação dos alunos não depende só de sala de aula. Muitas vezes, o aprendizado é maior quando é recebido em uma atividade”, afirmou a professora.

O tema “Diversidade na Educação Superior: há possibilidade de uma identidade nacional?” norteou os debates do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) - edição 2018. Encerrando o ForGrad Nacional 2018, a professora Mary Roberta afirmou que neste evento “nós tivemos interações sobre a questão da avaliação dos cursos de graduação. Mudanças que existiram repercutiram nos fóruns regionais e isto culminou com o nosso ForGrad Nacional, aqui em João Pessoa, quando foi possível trazermos todos os coordenadores dos fóruns e integrantes da graduação de universidades de todo o País, de natureza jurídicas diferentes. Enfim, foi muito produtivo e nós agora continuamos contribuindo com a nova presidência em favor de um esforço pela educação de qualidade para o nosso País”, finalizou a professora.