Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > Alunos do IFPB são selecionados para Programa Jovens Embaixadores

Alunos do IFPB são selecionados para Programa Jovens Embaixadores

Estudantes de Campina e da Capital viajam para os EUA no início de 2019. Capacitação será de três semanas
por publicado: 31/10/2018 14h36 última modificação: 31/10/2018 19h52

O Programa Jovens Embaixadores divulgou nesta terça-feira, 30 de outubro, os estudantes de escolas públicas selecionados para fazerem intercâmbio nos Estados Unidos. Pela primeira vez, a Paraíba conseguiu selecionar dois alunos, ambos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Os estudantes Matheus Henrique Santos Monteiro, do Campus Campina Grande, e Thalita Cecília da Silva Barreto, do Campus João Pessoa, participarão durante três semanas de uma capacitação nos Estados Unidos.

“De início me senti paralisado, mas fui surpreendido com uma explosão de sentimentos positivos que me fizeram perceber que tudo é possível, bastando apenas a nós acreditarmos em nossos sonhos”, diz emocionado o veterano em programas de intercâmbio, Matheus, que foi representante da Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul.

Thalita também acredita está vivendo a realização de um sonho. Apesar de ainda perplexa com o resultado, a aluna do do terceiro ano do curso Técnico em Eletrônica já faz planos para a vivência nos Estados Unidos. “Eu espero aproveitar o máximo, melhorar como ser humano e não reter esse conhecimento só para mim, mas trazê-lo comigo e compartilhar no meu projeto voluntário, na minha comunidade e no IFPB”.

Nesta edição, quatro estudantes do Instituto Federal da Paraíba se classificaram para as  semifinais, dois do campus de Campina Grande e dois do campus de João Pessoa. Mesmo não selecionados para irem aos EUA, Kamila de Paula Aires de Queiroz, de Campina Grande, participará de um curso na língua inglesa e da cultura americana em Brasília, com duração de uma semana, já Lucas Brito Meira, de João Pessoa, não será contemplado, por ter tido a oportunidade de participar dessa experiência na edição anterior.

Matheus acredita que a oportunidade de sair do país e conhecer outra cultura enriquece sua visão de mundo e como ser humano. “Enxergo a oportunidade de ter essa experiência nos Estados Unidos como um processo de construção humana e desenvolvimento pessoal”. O estudante fez questão de agradecer o suporte oferecido pelo Instituto Federal-campus Campina Grande e a professora Gardênia Lustosa, pelo apoio durante o processo seletivo.

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Em seus 16 anos de existência, o Programa Jovens Embaixadores levou centenas de jovens carentes para conhecerem a cultura americana, além de contribuírem para a fluência na língua inglesa. A  iniciativa é de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas.

Ernani Baracho (Campus Campina) e Juliana Gouveia (Campus João Pessoa) - jornalistas