Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > ForGrad discute em João Pessoa questões da diversidade na Educação Superior

ForGrad discute em João Pessoa questões da diversidade na Educação Superior

Trigésima edição do encontro acontece no Centro de Formação de Educadores
por publicado: 24/10/2018 16h52 última modificação: 25/10/2018 11h35

Com o tema “Diversidade na Educação Superior: há possibilidade de uma identidade nacional?” teve início nesta quarta-feira (24) em João Pessoa o Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) - edição 2018. A abertura aconteceu no auditório do Centro de Formação de Educadores, localizado em Mangabeira.

A 31º edição do encontro que reúne Pró-Reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior vai até sábado, quando será elaborada a Carta de João Pessoa com os temas debatidos.

A mesa de abertura foi formada pelo Reitor do IFPB, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes; Diretora substituta de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Lilian Carvalho do Nascimento, que representou o professor Sílvio José Cecchi, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC; Presidente do ForGrad Nacional, Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; Reitor da UFCG, Vicemário Simões; Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Ariane Norma Menezes de Sá, que representou a Reitora Margareth de Fátima Diniz; Reitor da UEPB, Antônio Guedes Rangel Júnior e a Assessora Acadêmica do UNIPE, Marília Gabriela Duarte Fialho, que representou o Reitor Renato Padovese.mesa de honra.JPG

O Reitor da Universidade Estadual da Paraiba, Antônio Guedes Rangel Júnior abriu os discursos. Ele leu uma carta da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) em apoio à democracia e a autonomia das instituições. “Defenderemos com todas as nossas forças as conquistas históricas da democracia e reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade livre, justa e solidária” disse.

A Pró-Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Ariane Menezes falou sobre o acirramento da luta de classes e defendeu o fim da intolerância. “Na condição de educadores que somos, não vamos deixar que esse desconforto que passa o país nos atinja, façamos desse encontro um momento de discussão e reflexão”.

A Presidente do ForGrad Nacional, professora Mary Roberta Meira Marinho, comentou que este ano foi de muitos desafios para a educação no país. “Tivemos mudanças no Conselho Nacional de Educação, alterações na LDB, na lei do ensino médio, e incertezas para a comunidade acadêmica, mas sempre nos pronunciamos em defesa de uma educação de qualidade” disse.Mary.JPG

substituto.JPGMary Roberta também anunciou o nome do Pró-Reitor Alexandre Marino Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina, como novo vice-presidente do ForGrad Nacional, em substituição ao professor Miguel Arcanjo.

O último a discursar foi o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes. Ele lembrou que as universidades brasileiras têm um histórico de resistência e disse que “Apesar das adversidades, temos tranquilidade de que nossas estruturas não serão abaladas”. Ele destacou as temáticas que serão abordadas ao longo do encontro para a construção de uma educação reflexiva.

“O país que sonhamos passa pelo pensamento dos que são formados em nossas instituições, esse evento aqui é um exemplo de patriotismo, de nacionalidade “concluiu Nicácio.reitor.JPG

Depois dos discursos houve uma mesa redonda com as coordenações regionais do ForGrad Nacional. A parte musical do encontro ficou a cargo do Coral do Unipê, regido pelo maestro João Alberto Gurgel.

Confira nesse link a página do ForGrad onde consta a programação.

Confira mais fotos na nossa página oficial do Facebook.

DGCOM do IFPB