Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > Arte, palestra e emoção na despedida dos estagiários

Arte, palestra e emoção na despedida dos estagiários

PRE faz evento para encerramento de contratos na Reitoria
por Ana Carolina Abiahy publicado: 10/10/2018 18h21 última modificação: 11/10/2018 12h27

Um dia de atividades que envolveram música, interpretação teatral, palestra motivacional e muitos depoimentos emocionados. Assim foi essa quinta-feira, na última semana de trabalho dos estagiários da Reitoria do IFPB que completaram dois anos de contrato. A Coordenação de Estágio e Relações Empresariais da Pró-Reitoria de Ensino do IFPB organizou um evento no Auditório reunindo os estudantes de graduação que prestavam serviço em praticamente todos os setores da Reitoria.

Um pequeno vídeo com as fotos dos estagiários no ato do contrato e atualmente foi exibida no início do evento.  Em seguida, a música encantou a plateia. A estudante Petra Santos do curso técnico integrado de Instrumento Musical do Campus João Pessoa do IFPB executou, em voz e violão, um repertório com Chico Buarque, Geraldo Vandré e Nando Reis. Sua colega de curso, Susane Campos, soltou a voz em uma composição de Gilberto Gil.

DSC_0567 - Cópia.JPGDepois, o Grupo Evocare, de um projeto de extensão da UFPB, coordenado pela professora Marineuma Oliveira, assumiu a cena com a interpretação de vários textos poéticos. Entre os participantes, uma estudante do ensino médio integrado ao técnico do IFPB roubou a cena com uma expressiva interpretação de uma prosa poética abordando violência e justiça social.

A mesa de honra da cerimônia foi formada pela coordenadora de Estágio, Glauciene Santana, pela pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, e as representantes dos estagiários, Elane Silva, e dos supervisores de estágio, Eudna (Baby) Araújo.

“Posso afirmar com clareza que estou saindo daqui preparada para o mercado de trabalho. Para muitos aqui sei que foi a primeira oportunidade e todos agradecemos muito a experiência”, frisou Elane que estagiou exatamente na Coordenação de Estágio. DSC_0580 - Cópia.JPG

A professora Baby iniciou sua fala se remetendo as apresentações culturais do início do evento, lembrando que “nunca se pode tirar arte, educação física e filosofia do currículo, porque é alma, corpo e mente, é o que a gente é”. Segundo a docente, hoje aposentada, a experiência que teve com os estagiários que passaram pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura foi de reciprocidade, de aprendizado mútuo.

Glauciene destacou que o estágio traz um grande processo educativo para a instituição de ensino. “O estágio é um momento de aprendizado. Ver vocês saindo com outra bagagem é muito gratificante. Vemos vocês como amigos e esperamos ver muitos voltarem como servidores, quem sabe”, estimulou a coordenadora.

Como reitora em exercício, a docente Mary Roberta ressaltou a importância de trazer a prática profissional para a instituição em todas as várias áreas de atuação. “Tivemos estudantes aqui de diversas formações que puderam compreender como essas várias profissões colaboram para uma instituição de ensino cumprir a sua missão. Esperamos ver muitos aqui de volta, ingressando em outro curso nosso, até na pós-graduação que vem se fortalecendo muito”, destacou a pró-reitora.

Cerca de 60 estagiários fizeram parte desse grupo que iniciou há dois anos o contrato, a grande maioria já partiu para novos desafios. Atualmente, a Reitoria do IFPB tem 15 estagiários. Todos puderam fazer uma breve apresentação. Entre os estagiários, há estudantes do próprio IFPB e de outras instituições, particulares e públicas.

Uma palestra com a empresária Cristina Heim, da Guarde Bem, com foco em Gestão e Empreendedorismo fez parte da programação da tarde. Ela abordou principalmente a importância da relação interpessoal e do autoconhecimento para que a vida profissional seja produtiva e feliz. DSC_0592 - Cópia.JPG

Toda a programação foi acompanhada por supervisores de estágio de vários setores. Entre eles, estava Simão Pedro Viana, da Diretoria de Cadastro Acadêmico, Certificação e Diplomação. Ele elogiou a qualidade da estagiária Raquel da Silva Filgueira, concluinte de Administração no IESP. “Muito comprometida, com pontualidade, com boas ideias. Atuou como uma servidora mesmo. Os estagiários saem da instituição com uma noção muito grande para a vida profissional”, comentou o diretor.

Cada estagiário recebeu o seu certificado e em seguida todos participaram do coffee break. O evento foi encerrado com muitas fotos e abraços de despedida.

Confira mais fotos do evento na página IFPB Oficial no Facebook.