Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 07 > IFPB conta com Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Noticia

IFPB conta com Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

O documento norteia a prática da promoção à saúde e QVT, com compromisso com o bem-estar no ambiente do Instituto.
por Patrícia Lins publicado: 05/07/2018 15h16 última modificação: 06/07/2018 08h04

Desde o fim de 2017 que o Instituto Federal da Paraíba aprovou a sua Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, através da Resolução nº 151/2017-CS. Além de firmar um compromisso com a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos servidores e colaboradores do Instituto, o documento tem também a preocupação com o bem-estar no ambiente de trabalho.

A Política abrange todas as suas unidades e obedece aos seguintes princípios:

I - Universalização do acesso aos programas de promoção à saúde a serem ofertados pelas Unidades do IFPB;
II- Equidade na promoção das ações, ou seja, eximindo os preconceitos sociais, culturais, econômicos, de gênero, de raça, de orientação sexual e privilégios de qualquer natureza;
III - Transparência nas divulgações de programas ofertados pelas Unidades;
IV - Integração com diversos setores do IFPB;
V - Valorização e reconhecimento do servidor como protagonista do processo laboral, fornecendo-lhe subsídios para a criação de um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e, por conseguinte, o êxito no desempenho e desenvolvimento institucional;
VI - Promoção à Saúde e a Qualidade de Vida no Trabalho, alinhados com a missão e os valores institucionais, essencial ao desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico, realizado de forma ética e sustentável.

Dessa forma, as ações voltadas para a saúde que as unidades do IFPB vêm promovendo e que ainda ocorrerão devem estar alinhadas aos princípios previstos na Política.

Fazem parte dessas ações, por exemplo, a realização dos Exames Médicos Periódicos, bem como outras que estão sendo planejadas pela Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP) , como a implantação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) e uma campanha na área de saúde bucal.

"É de grande importância que todos os servidores do Instituto tenham conhecimento dessa Política e a coloque em prática, utilizando-a como norte para as atividades que venham ser feitas, sejam nos campi, seja na Reitoria, para a promoção da saúde e da qualidade de vida das nossas equipes", destaca a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Janayna Alencar.