Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 07 > Gestores da extensão do IFPB participaram do 43º Forproex, em Natal- RN

Gestores da extensão do IFPB participaram do 43º Forproex, em Natal- RN

A Pró-Reitora Tânia Andrade apresentou o desenho efetivo do projeto de curricularização da extensão no IFPB, enfatizando parceria com o ensino.
por publicado: 03/07/2018 08h07 última modificação: 03/07/2018 08h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) se fez presente ao 43º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), com a participação da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc), professora Tânia Andrade, assessorada pelo Diretor de Extensão Popular e Rural, professor Alysson Regis de Oliveira.

O evento foi realizado no período de 25 a 27 de junho, no Imirá Hotel & Convention, em Natal-RN, com abertura no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O 43º Forproex, que é o principal fórum de discussão das políticas de extensão praticadas pelas Instituições de Ensino Superior no País, foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conjuntamente à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), sob a coordenação nacional do FORPROEX.

Com o tema "Gerir desafios, gerar resultados", a 43ª edição do encontro teve como objetivo propor políticas e diretrizes básicas que permitam a institucionalização e o fortalecimento de ações comuns das Pró-Reitorias de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil; bem como fazer um movimento constante de integração com órgãos da sociedade civil, preocupando-se com a ampliação da inserção das Universidades Públicas, além de incentivar o desenvolvimento da informação, avaliação, gestão e divulgação das ações de extensão realizadas pelas Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras.

Participação do IFPB

A Pró-Reitora da Proexc/IFPB, professora Tânia Andrade, participou da mesa ‘A curricularização da Extensão e seus desdobramentos’, representando a Pró-Reitora de Ensino, professora Mary Roberta Meira Marinho, que, atualmente, preside o ForGrad- Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação.

O referido debate aconteceu na quarta-feira (27/06), contando com a participação do professor Daniel Pansarelli, Secretário-Geral da Universidade Federal do ABC e ex-Presidente do FORPROEX.

A Pró-Reitora Tânia Andrade teve uma participação de destaque no referido evento, ao relatar a parceria institucional entre extensão e ensino no IFPB através das Unidades Territoriais de Vivências (UTVs) e a metodologia de imersão de estudantes e professores na perspectiva de cumprir com os 10% da meta 12 do Plano Nacional de Educação.

O referido plano tem como objetivo alcançar um percentual mínimo (10%) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação, em programas e projetos de extensão universitária, com ações orientadas, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

Na visão da professora Tânia Andrade, o evento foi bastante proveitoso. Ela enfatizou que: “Aproveitamos a oportunidade para mostrar para o Fórum que o IFPB está desenhando, de forma efetiva, a construção da curricularização da extensão e que isso significa um processo de transformação curricular”. Segundo Tânia Andrade, a experiência já vem ocorrendo, em nível de vivências de oficinas, nos Campi de Princesa Isabel e João Pessoa.

Texto de Fábio Hermano, estagiário de comunicação social da Proexc.

Edição: Crisvalter Medeiros, jornalista