Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 05 > Projeto “Palco IFPB” apresenta a Banda de pife “Avuô”

Projeto “Palco IFPB” apresenta a Banda de pife “Avuô”

O projeto iniciado em 2014, no Campus Cajazeiras do IFPB, é realizado desde 2017, pela Diretoria de Cultura da Proexc em João Pessoa
por publicado: 17/05/2018 11h34 última modificação: 17/05/2018 14h19

A Banda de Pife “Avuô” será a atração de mais uma edição do projeto Palco IFPB, que é uma iniciativa da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da Instituição. A apresentação acontecerá no Auditório da Proexc, nesta sexta-feira (18), a partir das 15 horas, na Rua das Trincheiras 275, Centro de João Pessoa.

A Banda “Avuô” surgiu em 2015 na cidade de João Pessoa inspirada nas tradicionais bandas cabaçais do Sertão e Cariri da Paraíba e Pernambuco. O grupo musical tem como principais objetivos a valorização, o incentivo e a difusão da cultura cabaçal no atual contexto cultural nordestino.

O repertório da referida banda é executado com instrumentos de pífanos e percussão de pau e corda, sendo composta atualmente por quatro músicos, que também são pesquisadores e produtores da cultura popular nordestina, Elinaldo Braga, Nara Limeira, Renato Oliveira e Renan Rezende.

O Diretor de Cultura da Proexc, e idealizador do Projeto Palco IFPB, professor George Glauber, salientou que para esta apresentação do projeto foi realizada uma parceria com a Escola Estadual Dom Adauto. A iniciativa integrará estudantes do referido educandário aos discentes do Curso Técnico de Instrumento Musical do Campus João Pessoa, para trabalhar a temática sobre as bandas cabaçais através da disciplina de artes, com os estudantes da Rede Estadual de Ensino Médio. “O evento possibilitará a troca de experiência que resultará em um processo de aprendizado mútuo e concomitante na referida ação’’, disse o professor Glauber.

Para Naldinho Braga, integrante da Banda “Avuô”, o evento será uma oportunidade de encontrar uma plateia que não conhece ou nunca teve contato com o pífano, além de realizar a formação de plateia. Ele lembrou que o pífano é considerado pelas novas gerações como coisa antiga, e a Banda “Avuô” insere uma nova linguagem com novos elementos sem perder as características das bandas de pífano tradicionais.

O objetivo do projeto Palco IFPB é disseminar a arte através de apresentações, oficinas e debates. “A intenção é que alunos, servidores do IFPB e a comunidade em geral possam conhecer o trabalho de artistas de todo o estado e interagir com as atrações”, assinalou o coordenador projeto, professor George Glauber.

Fábio Hermano, estagiário de comunicação da Proexc, com edição de Crisvalter Medeiros, jornalista da Proexc