Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 05 > Proexc faz oficina de vivência compartilhada no Campus João Pessoa

Noticia

Proexc faz oficina de vivência compartilhada no Campus João Pessoa

A oficina, coordenada pela Pró-Reitora Tânia Andrade, utilizou a metodologia de imersão nas unidades territoriais de vivência
por publicado: 16/05/2018 14h19 última modificação: 17/05/2018 14h28

Aconteceu na última segunda-feira (14), no auditório I do IFPB, Campus João Pessoa, a oficina de vivência compartilhada com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Tânia Andrade. Na ocasião foi utilizada a metodologia de imersão nas Unidades Territoriais de Vivência (UTVs), que teve como território o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado no bairro Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa - PB.

A metodologia de imersão é feita a partir da aplicação do Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP), onde parceiros sociais e equipe de pesquisadores e extensionistas, servidores e discentes da instituição, interagem em diálogos para vivenciarem o processo de construção coletiva do planejamento com base nas potencialidades, necessidades, bem como nas respostas (resultados) visando a superação de dificuldades existentes.

 A oficina teve três etapas. Inicialmente, a professora Tânia Andrade explicou a metodologia de imersão e explanou brevemente sobre a implantação desta metodologia nas unidades de vivência. Em seguida, houve a apresentação de um vídeo pelo artista plástico representante do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes.

Na sequência, foram formados três grupos: parceiro social e a Proexc; os discentes e servidores extensionistas pesquisadores do campus João Pessoa; os pedagogos, psicólogos e coordenadores de cursos. Posteriormente, cada grupo buscou definir as potencialidades, necessidades e desafios, da Instituição e do Parceiro Social, finalizando com o relato das experiências de cada grupo.

A Pró-Reitora Tânia Andrade comentou: “Hoje nós demos um passo importante rumo à definição de uma metodologia integradora e que torna de forma efetiva o discurso da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, de forma concreta.

Como encaminhamento, foi definido traçar uma mobilização no campus via mídias sociais, corpo-a-corpo e reuniões de PPCs, além de uma visita de diagnóstico ao território de vivência Ateliê Multicultural Elioenai Gomes no dia 28 de maio.

Fábio Hermano, estagiário de comunicação da Proexc, com edição de Crisvalter Medediros, jornalista da Proexc

registrado em: