Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > TV Escola do MEC fará vídeo educativo com projetos de extensão do IFPB

TV Escola do MEC fará vídeo educativo com projetos de extensão do IFPB

Os programas educativos do IFPB deverão ser vistos por cerca de 18 milhões de telespectadores em todo o País.
por publicado: 17/04/2018 10h44 última modificação: 18/04/2018 17h13

Através de articulações envolvendo a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e a Reitoria do IFPB, a TV Escola, do Ministério da Educação, vai veicular em circuito nacional dois vídeos, no formato de programas educativos, enfocando trabalhos de extensão desenvolvidos nos Campi do IFPB de Princesa Isabel e Campina Grande.

Os projetos que serão trabalhados em forma de vídeos educativos são: Música para todos, coordenado pela professora de Artes, Maria Leopoldina, no Campus Princesa Isabel; e o “Edificar”, realizado no campus Campina Grande, sob a coordenação da professora de Desenho Arquitetônico, Mellyne Medeiros. Os programas produzidos a partir dos projetos de extensão do IFPB comporão uma série documental de 13 episódios que mostrará o quadro do ensino técnico no Brasil.

A TV Escola é uma plataforma de comunicação baseada na televisão e na internet. O sinal da TV Escola é distribuído por satélites aberto, analógico e digital, que possibilita o acesso de cerca de 15 a 20 milhões de antenas parabólicas, em todo o País. Além da distribuição por satélite aberto, a TV é distribuída pelas operadoras de TV por assinatura. Usuários da internet e de SmartPhones e Tablets também podem acessar o sinal da TV Escola ao vivo através dos aplicativos para aparelhos com sistema iOS e Android.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, professora Tânia Andrade, a partir do momento em que um projeto de extensão da rede IFPB se projeta nacionalmente, por meio deste instrumento de comunicação, que é a TV escola, a instituição passa a ser referência, ou no mínimo, a estimular outras pessoas em outras localidades pelas experiências vivenciadas.

A professora Tânia Andrade acrescentou que a importância desse trabalho de divulgação é dar visibilidade às ações de extensão do IFPB, enfatizando o sentido de que o ensino técnico, integrado e subsequente, oferecem grandes possibilidades de inclusão e, ao mesmo tempo, de verticalização do conhecimento.

Na visão da professora Mellyne Medeiros, que coordena o projeto “Edificar”, a ação da TV Escola dará visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos extensionistas do Campus de Campina Grande, além de ser uma forma de promover a instituição. Por sua vez, a professora Maria Leopoldina, que desenvolve o projeto “Música para todos”, o vídeo educativo da TV Escola será mais uma oportunidade para abordar os problemas da região do semiárido paraibano e das comunidades de Princesa Isabel, especificamente.

Projeto Música Para Todos

Realizado desde de 2016, o referido projeto tem como objetivo tornar acessível o ensino da música através de oficinas para crianças e jovens com vulnerabilidade social. As ações, segundo a coordenadora, ocorrem na comunidade Lagoa de São João e Educandário São José, no município de Princesa Isabel, além da comunidade Quilombola Cavalhada, localizada em Flores/PE. O projeto conta com a participação do professor Erickson Melo, na equipe técnica, tendo como parceiras sociais as Irmãs Carmelitas, Francinalda Lima e Terezinha Bezerra de Sousa, que contribuem selecionando as crianças das comunidades para a participação no projeto.

Núcleo de Extensão Edificar

O Edificar, que está em execução desde 2014, no Campus Campina Grande, tem a participação dos alunos do Curso Tecnólogo de Construção de Edifícios, bem como os estudantes dos cursos técnicos em Mineração e Edificações. O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que presta assistência técnica gratuita a população de baixa renda na área de reforma habitacional popular e formação em Educação Ambiental, em Escolas e Ongs da região.

Segundo Mellyne Medeiros, o projeto conta com o apoio dos professores Jean Luis Gomes de Medeiros e Raquel Queiroz, tendo como parceiros sociais o Sindicato de Moradores do Bairro das Malvinas, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (CENTRAC), além de empresas do setor da construção civil de Campina Grande.

A série da TV Escola terá como objetivo dialogar com jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, contribuindo com informações para que os mesmos reflitam sobre a formação e o desenvolvimento de carreira. As gravações do documentário nas cidades paraibanas estão previstas para o próximo mês.

Produção: Fábio Hermano, estagiário de Comunicação Social da Proexc, com edição do jornalista Crisvalter Medeiros