Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > IFPB lança Rede de Combate ao Assédio

IFPB lança Rede de Combate ao Assédio

Evento será nesta quinta-feira (05) com capacitação das equipes de atuação dos campi
por publicado: 02/04/2018 16h42 última modificação: 02/04/2018 16h42

O crescente número de casos de assédio a jovens no Brasil e o fortalecimento das discussões sobre o problema levaram o Instituto Federal da Paraíba a pensar numa política de enfrentamento forte e de abrangência estadual contra essa prática. Na próxima quinta-feira (05), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vai apresentar, para a comunidade acadêmica do IFPB, a Rede de Combate ao Assédio. O momento também será para a capacitação da equipe que ficará responsável pelo acolhimento e orientação nos casos que possam vir a ser registrados.

A ideia da criação de uma estrutura que organize ações de prevenção e combate a tipos de assédio, como sexual, moral, virtual, entre outros, surgiu do diálogo permanente de membros da PRAE com os estudantes em várias cidades paraibanas. A partir dessas conversas, a Rede começou a ganhar forma ainda em dezembro do ano passado.

Uma comissão foi formada para preparar o lançamento da Rede e construir o documento que alinhará as ações em todos os campi. Em cada unidade do IFPB, haverá um núcleo ao qual os estudantes poderão recorrer se forem vítimas de assédios. “Os estudantes não estão sozinhos. A gente vai dar um apoio de direcionamento, esclarecimentos e servir de amparo”, explicou Larissa Cossetti, coordenadora de ações inclusivas da PRAE.

Os membros dos núcleos serão treinados, nesta semana, durante uma capacitação de três turnos com convidados externos e servidores do próprio Instituto. Na programação, os assédios serão abordados sob os pontos de vista da psicologia, justiça, assistência social, processual da administração pública, etc. “Esperamos que esse lançamento possa consagrar o início de uma ação que a gente pretende que seja muito efetiva e que possa melhorar as condições de vida dos nossos estudantes, dentro e fora da nossa instituição”, disse Manoel Pereira de Macedo Neto, pró-reitor de Assuntos Estudantis do IFPB.

O assédio é entendido como comportamentos ofensivos e repetitivos, geralmente, com o objetivo de que alguém faça algo que não quer. Em muitos casos, está associado à humilhação e à violência. A Rede estará apta para agir em situações que envolvam o corpo discente do IFPB, não importando se aconteçam dentro dos muros da instituição ou nas relações dos nossos estudantes fora do ambiente escolar.

O evento de lançamento será transmitido, ao vivo, no canal da TV IFPB no YouTube a partir das 9h desta quinta-feira.

Clébio Melo – jornalista do IFPB