Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > Criado aplicativo mobile para atividades de patrimônio e inventário

Noticia

Criado aplicativo mobile para atividades de patrimônio e inventário

Projeto piloto foi desenvolvido para a Reitoria e o Campus Cabedelo pela DGTI
por Ana Carolina publicado: 04/04/2018 16h44 última modificação: 04/04/2018 16h44

O Instituto Federal da Paraíba agora conta com um aplicativo para dispositivos móveis que deve facilitar as atividades dos setores de patrimônio. O app Patrimônio Mobile IFPB é o primeiro desenvolvido pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) para dispositivos móveis. O aplicativo está interligado ao SUAP e deve dar celeridade e praticidade para muitas atividades.

O Patrimônio Mobile IFPB foi desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento e Gerência de Sistemas (CDGS), coordenada pelo professor Fábio Albuquerque com a equipe responsável pelo Desenvolvimento de Sistemas Administrativos, gerenciada pelo Analista de TI Ângelo Negreiros. O sistema surgiu da necessidade de obter informações dos inventários e realizar operações de maneira mais eficiente.

O projeto piloto foi implantado no Campus Cabedelo e Reitoria. Mas, a intenção é que novos campi possam aderir ao sistema, depois desse mês experimental para observação e aprimoramento. “O app começou a ser utilizado ontem nos campi citados, mas o desenvolvimento vem sendo feito desde outubro de 2017 com diversas reuniões com a comissão de patrimônio. O aplicativo passou por um mês de testes internos”, comentou Ângelo.

Para o Diretor de Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, Jacinto Faustino Américo, o aplicativo deve ser aprimorado ainda mais a partir do uso cotidiano dos servidores. Segundo ele, novas funcionalidades podem ser agregadas ao aplicativo para tornar essa ferramenta mais completa, principalmente no aspecto de inventários.

A DGTI destaca que qualquer servidor do IFPB pode utilizar o aplicativo, com as credencias do Suap. O app realiza a leitura do código de barras dos tombos; localização de inventários; exibição de informações dos inventários (responsável atual, sala, status e descrição) e solicitações de transferência de inventários na mesma unidade administrativa.

Segundo o Analista de TI, responsável pelo desenvolvimento do app, Matheus Cordeiro, com a total integração ao SUAP, o sistema está mais completo e facilita futuras expansões do aplicativo. “Por exemplo, no caso das solicitações de transferência, ao realizar uma transferência de inventário, essa operação fica registrada no próprio SUAP e segue o trâmite tradicional do sistema”.

Inicialmente, o Patrimônio Mobile IFPB está disponível apenas para dispositivos compatíveis com a plataforma Android. O download pode ser feito na Play Store nesse link

Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom