Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > IFPB é premiado na Expohab PB em três categorias

IFPB é premiado na Expohab PB em três categorias

Projetos dos campi Princesa Isabel e João Pessoa foram vencedores
por Ana Carolina publicado: 26/03/2018 16h15 última modificação: 02/04/2018 17h15

A equipe do projeto de extensão “Disseminação de Tecnologias Sociais para Tratamento de Esgoto Doméstico na Zona Rural de Princesa Isabel-PB" está colecionando vitórias nos últimos dias. O grupo do Campus Princesa Isabel do Instituto Federal da Paraíba  foi o campeão da II Expohab PB, Ideias para a Construção Consciente. O evento é realizado pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).

O projeto “Fossa Ecológica Circular: Economia, tratamento local e paisagismo” foi o vencedor na categoria estudante. A autoria foi dos estudantes Laércio Rodrigues de Carvalho; Cirleide Gomes de Oliveira; Romário Carneiro Rodrigues, das profissionais Sílvia Raphaele Morais Chaves e Irmã Francinalda Sousa Lima; e dos docentes Thais Freitas de Morais, Artur Moises Gonçalves Lourenço e Rinaldo Rodopiano da Silva.

O professor Artur Gonçalves comemorou também a premiação de R$ 10 mil que servirá para fomentar as diversas iniciativas da equipe que já atendeu mais de 150 pessoas das comunidades rurais da região. Desde maio de 2017,  o Núcleo atendeu 14 comunidades rurais e quilombolas, conscientizando sobre a gravidade da falta de saneamento básico e promovendo oficinas para intervenção no problema.

O Núcleo de Extensão ganhou o nome de Cactus, sigla do Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais, que desenvolve as atividades e se consolidou como parte da Rede Rizoma criada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB. As atividades são feitas em parceria com a ONG Centro de Capacitação Agrocomunitário (CCA), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), com auxílio da extensionista rural Ana Paula Medeiros.

IFPB na Expohab

O segundo lugar na categoria Estudante também foi conquistado pelo IFPB, pela equipe do Campus João Pessoa. O projeto “Desenvolvimento de novas formulações de argamassa autonivelante, leve e ecoeficiente” foi de autoria de Isaías Brito Cosmo da Silva; Rayza Beatriz Rosa Araújo e Marcos Alyssandro Soares dos Anjos.

Na Categoria pesquisador, o primeiro lugar foi do projeto “Sistema de Detecção de Acúmulo de Água em Lajes e Calhas”, de autoria de Alysson José Mendes Borba, e Laerte Bernardo de Medeiros, estudantes de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa. Eles também fizarem o curso técnico no IFPB.

Saiba mais sobre os projetos do Campus João Pessoa nessa outra matéria

O Instituto Federal da Paraíba também teve presença entre os palestrantes, com professores e estudantes que participaram da outra edição do prêmio.  Confira no site. http://cehap.pb.gov.br/expohab/#programacao

Fórum Mundial da Água

A premiação da Expohab veio na sexta-feira, 23 de março, último dia do 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em Brasília reunindo cerca de 40.000 pessoas de 70 países, entre líderes de governo e membros da ONU. O projeto do IFPB Princesa Isabel foi um dos 60 selecionados no mundo inteiro para apresentação no Mercado de Soluções do Fórum. O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água e o estande do IFPB foi aberto à visitação pública.

IFPB Princesa Isabel no Fórum Mundial da água - Cópia.jpgA iniciativa do IFPB mereceu matéria especial no site do Fórum Mundial da Água. Confira aqui.

A Ascom do Conselho Nacional dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) preparou uma reportagem em vídeo sobre a participação do IFPB, IFF e IFB no Fórum Mundial da Água. Veja aqui.

Segundo a metodologia do projeto, as próprias comunidades devem ser capazes de interferir na realidade e por isso rodas de conversa são iniciadas nas associações rurais, visando fortalecer os laços comunitários propiciando ações coletivas sobre o saneamento. Em seguida, a equipe do projeto promove nas escolas rurais discussão e oficina sobre tecnologias sociais de tratamento de esgoto doméstico, enfatizando as águas cinzas, que são efluentes domésticos gerados sem dejetos humanos.

O grupo do IFPB lida com tecnologias de biofiltros, jardins filtrantes e círculo de bananeiras. Foram realizadas oficinas específicas para as águas negras – efluentes domésticos contaminados com dejetos humanos. Nessa fase, são abordadas as Fossas Ecológicas ou Tanque de Evapotranspiração (TEvap) e as Fossas Biodigestoras.

A equipe do FIPB elabora manuais e maquetes sobre as tecnologias sociais sobre tratamento de esgotos domésticos; faz modelagem 3D utilizando a tecnologia a Building Information Modeling (BIM) para sistematizar e registrar as adaptações realizadas em conjunto com as comunidades. Durante as oficinas, foram implantadas, com a participação das comunidades rurais, unidades demonstrativas das tecnologias nos espaços comunitários.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da Reitoria do IFPB