Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > "Palco IFPB" marca início das atividades da nova gestão da Proexc

Noticia

"Palco IFPB" marca início das atividades da nova gestão da Proexc

Projeto reuniu parceiros sociais, gestores e servidores, com apresentações indígenas e quilombolas
por publicado: 05/03/2018 11h35 última modificação: 03/04/2018 17h12

A primeira edição de 2018 do projeto "Palco IFPB", realizada nesta segunda-feira (05), na Sala de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), marcou o início das atividades da pró-reitora, Tânia Andrade, à frente da pasta. 

O projeto, coordenado pelo diretor George Gláuber, surgiu em 2014, em Cajazeiras, com a proposta de disseminar a arte e a cultura através de apresentações, oficinas e debates. "É um projeto que se insere na política de cultura do Instituto, para formar novas plateias, mostrando o trabalho de grupos e movimentos culturais", acrescentou o diretor. Ainda de acordo com Gláuber, a proposta é realizar atividades quinzenalmente, na sede da pró-reitoria.

A pró-reitora Tânia Andrade enfatizou a alegria em iniciar seu trabalho na Proexc, com um momento cultural que dissemina os parceiros sociais do IFPB. "É nesse clima de alegria que iniciamos nossa gestão. Minha expectativa é que todo o nosso trabalho venha desenvolver, prioritariamente, o âmbito social, através da valorização dos nossos parceiros sociais, ou seja, as comunidades tradicionais, os quilombolas, os indígenas". 

A recepção da nova pró-reitora contou com ritmos variados. O grupo infanto-juvenil "Clamores Antigos", do Gurugi, no município do Conde, trouxe o Axé, o Coco de Roda e o Maculelê da comunidade quilombola. O grupo foi fundado em 2013, visando trabalhar, através da dança e do teatro a identidade e a cultura quilombola. "Nós participamos ano passado da Reditec e foi nosso primeiro contato com o IFPB. A partir daí firmamos uma parceria que vem dando certo", destacou o professor Manoel Cosme, coordenador do grupo. 

"Nós sempre sonhávamos em um dia, ter esse contato com o Instituto", frisou Ana Quilombola, representante da Escola Municipal José Albino Pimentel, onde foi fundado o grupo. "Hoje, o IFPB vai até a gente, nos valorizando, valorizando nossa cultura local", finalizou.

Já a cultura indígena do Povo Tabajara encantou o público presente, com apresentações de Toré. O cacique Ednaldo dos Santos falou sobre a expectativa da comunidade com a nova gestão da pró-reitoria. "Conhecemos a professora Tânia desde 2010 e nossa expectativa é que, cada vez mais, o IFPB possa dar visibilidade e esperança às comunidades tradicionais como a nossa", expôs.

Participaram do evento o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Manoel Macedo, diretores da Proexc, coordenadores de Extensão dos campi, servidores e representantes culturais, como Pedro Osmar e o fotógrafo Fernando Tavares.

Confira vídeo da TV IFPB.

Texto: Verônica Rufino - DGCom

registrado em: