Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > Câmara de Pós-Graduação realiza reunião com coordenadores de Campi

Noticia

Câmara de Pós-Graduação realiza reunião com coordenadores de Campi

O trabalho faz parte das ações da PRPIPG para alinhar o planejamento
por publicado: 16/03/2018 11h23 última modificação: 16/03/2018 11h23

A Diretoria de Pós-Graduação da PRPIPG está realizando durante toda a sexta-feira (16) a primeira reunião da Câmara de Pós-Graduação. Participam do encontro o diretor Alex Sandro da Cunha Rêgo, a coordenadora Lamara Silva e coordenadores das pastas de pós-graduação dos campi do IFPB.

Durante a reunião foram apresentados as realizações e os desafios da pós-graduação. Foram abordados também temas como a contextualização e as competências da Câmara e da Diretoria. O Diretor de Pós-graduação Alex Sandro da Cunha Rêgo ressaltou a necessidade de integração com os campi para que se conheçam as demandas de pós-graduação de cada local.  “A reunião visa alinhar o planejamento e execução dos trabalhos com os representantes nos campi para discutir estratégias a serem executadas ao longo deste ano”, afirmou o professor Alex Sandro.

O balanço da Pós-graduação no IFPB apresentado durante a reunião mostrou o crescimento da oferta dos cursos de especialização e de mestrado. Em 2016, havia cursos nos campi de Picuí, Patos, Monteiro e João Pessoa. Em 2017 ampliou-se para os campi de Princesa Isabel e Cajazeiras. Em 2018, além destes campi, soma-se o Campus de Sousa e Campina Grande. Já no tocante aos mestrados, em 2016 havia apenas o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica no Campus João Pessoa. Em 2017 foram aprovados o ProfEPT (Campus João Pessoa) e o ProfNIT (Campus Campina Grande). Em 2018 a expectativa é de aprovação de mais um curso de mestrado na área de Administração Pública.

De acordo com Alex Sandro o curso de mestrado em Administração está em fase final de planejamento por parte da reitoria. A próxima etapa é selecionar o corpo docente de forma que toda a comunidade possa se candidatar. “Há uma série de critérios exigidos pela Capes no tocante à produtividade do corpo docente. Enviaremos um questionário para que os docentes manifestem interesse”, disse o Diretor.

Para a Coordenadora de Pós-Graduação da Reitoria, Lamara Silva, um dos desafios é fazer com que a pós mantenha os indicadores alcançados na oferta de cursos Latu e Stricto Sensu e continue avançando na política de qualificação para o público interno e externo.

A reunião perdura ainda durante a tarde com uma pauta que tratará sobre ciclo de relatorias de Plano Pedagógico de Cursos, Termo de professor colaborador, compartilhamento de arquivos, sistemas de pós-graduação, calendários de reuniões e outros temas de ordem administrativa.

 

registrado em: