Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 02 > IFPB participa de grupo de trabalho sobre Cidades Criativas

Noticia

IFPB participa de grupo de trabalho sobre Cidades Criativas

João Pessoa faz parte da rede de cidades criativas eleita pela Unesco
por Patrícia Nogueira publicado: 22/02/2018 14h59 última modificação: 22/02/2018 17h33

Foi realizada nesta quarta-feira (22), no Celeiro Criativo, no bairro do Altiplano, a reunião do Comitê gestor do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco. O grupo conta com representantes das instituições de ensino do Estado. O IFPB é representado pela servidora  Fátima Carneiro Souto. A reunião contou também com a participação do Pró- Reitor de Extensão e Cultura do IFPB, em exercício, Allysson Régis, representantes da UFPB, Sebrae e Prefeitura municipal.

A reunião teve por objetivo traçar as diretrizes do I Encontro de Cidades Criativas a ser realizado no dia 23 de março em João Pessoa. Também foram discutidas a participação das instituições parceiras no projeto através da criação de Câmaras Temáticas, a viabilização da pesquisa Saberes e Sabores e Cartografia das singularidades culturais e outros detalhes sobre o Encontro que será realizado na Estação Ciência.

De acordo com Fátima Souto, o objetivo macro do trabalho é dar início a um processo de cooperação e intercâmbio técnico entre as cidades criativas brasileiras e discutir a possibilidade de criação do Fórum dos Prefeitos das Cidades Criativas do Brasil. Para o  Coordenador do Grupo Gestor do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Eduardo Barroso, a participação das instituições de ensino como o IFPB e a UFPB será fundamental no processo de intercâmbio e cooperação entre as cidades criativas do país. As instituições parceiras do projeto irão contribuir com o seu know-how em pontos chaves e assim fortalecer o desenvolvimento da cidade dentro da área de economia criativa.

A cidade de João Pessoa foi reconhecida pela Unesco como cidade criativa na área de artesanato e arte popular.  Atualmente 8 cidades brasileiras compõem a Rede de Cidades Criativas da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), Santos (SP), Paraty (RJ), Brasília (DF). Ao todo são 180 cidades espalhadas em todo o mundo, que se unem com o objetivo de desenvolver e trocar boas práticas inovadoras, fortalecer a participação na vida cultural e integrar a cultura em políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

Fátima Souto explicou que um dos impulsionadores do projeto que deu a João Pessoa o título de Cidade Criativa foi o projeto Sereias da Penha. O projeto, que nasceu no IFPB, a partir de uma capacitação em biojóias ofertada pelo Pronatec/Mulheres Mil no IFPB, hoje faz parte do Programa João Pessoa Artesã, tendo também como parceiro o Sebrae. “O título se deu em virtude ao estímulo à economia criativa através do artesanato”, comentou.