Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 12 > Reitoria entrega mais uma obra no Campus Patos

Noticia

Reitoria entrega mais uma obra no Campus Patos

Trata-se do Bloco Acadêmico II, totalizando investimentos na ordem de R$ 7 milhões
por publicado: 15/12/2017 06h45 última modificação: 29/12/2017 15h13

O reitor Nicácio Lopes inaugurou nesta quinta-feira (14), o Bloco Acadêmico II do Campus Patos. O gestor não só entregou o novo aparelho à comunidade, mas expressou sua atitude e visão de futuro, assumindo o compromisso de criar o Curso de Engenharia Civil naquela unidade de ensino do Instituto Federal da Paraíba. 

De acordo com o diretor geral do Campus Patos, professor Hélio Rodrigues de Brito, a Reitoria tem sido atenciosa com aquela comunidade acadêmica, investindo nos últimos três anos mais de R$ 7 milhões em infraestrutura na construção de espaços demandados durante a Reitoria Itinerante, a exemplo do restaurante, da cantina e agora um ousado bloco acadêmico, contendo 13 salas de aula, 18 laboratórios, além de ambientes para professores e salas dedicadas às coordenações de cursos.

“A entrega deste Bloco Acadêmico II é reflexo do trabalho da gestão local que tem se dedicado na construção e consolidação deste campus”, disse o reitor Nicácio lembrando, sobretudo, o esforço dos estudantes, dos professores e técnico-administrativos que têm contribuído assertivamente para o sucesso do campus que já tem em funcionamento cursos nas áreas de Edificações, Eletrotécnica, Informática, Segurança do Trabalho e Manutenção e Suporte em Informática. 

“Nós somos mediadores de um grande debate e representamos os nossos servidores e alunos na captação de recursos no âmbito do MEC, Câmara e Senado. Hoje estamos aqui para comemorar essa conquista de todos ao ver que a união da comunidade acadêmica traz grandes resultados em curto prazo”, complementa o reitor, apontando para os novos prédios do Campus Patos.  

Numa solenidade prestigiada por gestores dos campi Itaporanga e Catolé do Rocha, representações do legislativo federal e do Corpo de Bombeiros, além da maciça presença da comunidade acadêmica, compuseram a mesa solene: o reitor Nicácio Lopes, o diretor geral do campus Hélio Brito, a pró-reitora de Ensino Mary Roberta e o representante dos estudantes Wesley Oliveira de Almeida. 

O momento de inauguração em Patos foi, também, palco de homenagens e reconhecimentos. O reitor Nicácio Lopes reconheceu o trabalho da diretora de Ensino Deyse Morgana das Neves Correia na condução daquela pasta e da pró-reitora de Ensino Mary Roberta, pelas conquistas na área, aproveitando o momento para homenageá-las, concedendo a oportunidade de descerramento da placa inaugural, o mais importante momento do ato festivo de inauguração. Ele também destacou a força política da região enaltecendo o trabalho do deputado Luiz Couto, no direcionamento de emendas parlamentares em favor do IFPB. A Diretoria de Obras e a Pró-Reitoria de Administração e Finanças também foram lembradas pelo reitor.

Apresentações Culturais abrilhantaram o evento. Jéssica Kelly, Danielle Freitas e uma orquestra de cordas brindaram a plateia com músicas de qualidade. Um ato de dança popular foi apresentado por alunos do campus.

O ato solene foi marcado também pelo momento da visita ao Bloco Acadêmico ciceronizado pelos professores Flávio Torres e Nelson Oliveira. Ambos apresentaram as instalações iniciais dos laboratórios. Equipamentos já instalados e outro em processo de instalação foram apreciados pelos visitantes. 

De acordo com apresentação feita aos visitantes, o laboratório de Automação Industrial, coordenado pelo professor Flávio Torres, conta com equipamentos para o controle e supervisão de processos; e protótipos de células de manufatura integrada por computador (CIM), constituídos por unidade transportadora com esteira, braço robótico para movimentação cartesiana, mesa rotativa com seis estações, módulo de usinagem, módulo de pesagem e braço robótico de descarga. Os sistemas simulam um processo industrial com um conjunto de sensores e atuadores elétricos e pneumáticos, os quais podem ser programados pelos alunos em atividades de ensino e pesquisa.

O laboratório de máquinas e acionamentos, apresentado pelo professor Nelson Oliveira, conta com equipamentos para o ensino e pesquisa em transformadores, motores e geradores elétricos, as chamadas máquinas elétricas. Esta tríade é responsável por possibilitar as benesses da vida moderna. Tal laboratório possui ferramental para tratar dos princípios de funcionamento, acionamento e eficiência das máquinas.

A professora Michelle Ferreira Leite acrescenta que os laboratórios de Eletricidade Básica I e II possibilitam ao estudante os primeiros contatos com os equipamentos utilizados na confecção de circuitos elétricos. Inicialmente a explanação dos conteúdos necessários para a prática laboratorial se dá através de aulas teóricas expositivas e, em seguida, o docente encaminha os discentes para os primeiros contatos com os laboratórios, promovendo o reconhecimento de diversos tipos de componentes elétricos, de instrumentos de medição de grandezas elétricas, bem como a montagem de experimentos desenvolvidos com a finalidade de proporcionar práticas que serão de grande valia para a vida profissional do concludente do curso técnico em eletrotécnica.  

Ao término do evento, o reitor Nicácio Lopes acrescentou que o bloco acadêmico está avançando em matéria de aparelhamento e que o Campus Patos tem um papel importante na educação e inovação. “Diante do que vimos e ouvimos temos certeza que este campus vai fomentar iniciativas científicas de reconhecimento nacional”, finalizou o gestor ao prognosticar que o curso de Engenharia Civil que está sendo formatado para o Campus Patos será um dos melhores do Brasil. 

Confira a cobertura completa da inauguração na nossa página oficial do Facebook.

Filipe Donner – Jornalista e Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB

Fotos: Adino Bandeira

registrado em: