Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > II Encontro de EaD discute os avanços e desafios da modalidade

II Encontro de EaD discute os avanços e desafios da modalidade

Reitor Nicácio Lopes participou da abertura na tarde desta terça-feira (21)
por publicado: 21/11/2017 17h39 última modificação: 21/11/2017 17h39

A Educação a Distância (EaD) faz parte da realidade educacional brasileira e durante três dias estudantes, tutores, professores e coordenadores de cursos estão reunidos no Centro de Convenções de João Pessoa, na capital paraibana, participando do II Encontro de Educação a Distância (EEAD). O evento que começou nesta terça-feira reúne mais de 200 pessoas até próxima quinta-feira (23).

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e integra a programação da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Durante os três dias, acontecem debates de forma presencial em relação aos avanços e desafios da educação a distância.

Segundo o diretor de EAD e projetos Especiais no IFPB, Francisco Assis, o encontro é uma troca de experiências e de muito aprendizado em relação ao ensino a distância. “Vejo a educação a distância com grande possibilidade de extensão e acredito no avanço desse ensino virtual”, frisou Francisco Assis. Ele também destacou a importância de uma plataforma inovadora para atender os alunos.

O reitor do IFPB, Cícero Nicácio, participou da solenidade de abertura do encontro e destacou que a educação a distância ainda é uma modalidade de ensino diferenciada e desafiadora, mas é preciso romper as barreiras das fronteiras territoriais e criar canais para a reflexões e práticas do EaD. O reitor Cícero Nicácio frisou também a importância de ter ações que intensifiquem a valorização do ensino a distância para atingir jovens sem acesso ao ensino e dessa forma inserir o maior número de pessoas na educação.

Após a solenidade de abertura aconteceram as palestras “Educação a Distância: possibilidades para a democratização do ensino” e “Educação híbrida na perspectiva inclusiva e os processos de sua institucionalização”. Já nesta quarta-feira, haverá cinco oficinas com o foco em experiências positivas desenvolvidas pela EAD do IFPB.

As oficinas são: As TIC na sala de aula: uso de ferramentas abertas; Fundamentos da educação a distância: linhas gerais e práticas no IFPB; Material didático impresso para EaD: a experiência do curso de Letras do IFPB;O papel dos atores de cursos a distância do programa da UAB-IFPB – práticas no gênero Fórum: criação, acompanhamento, avaliação; e TCC em EaD: práticas de pesquisa a distância.

Já no terceiro e último dia de evento será realizada a mesa redonda: "Design da sala de aula virtual para o novo perfil do aluno de EaD", que terá como mediador:  Marta Van der Linden e debatedores: Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues. Teobaldo Gabriel de Souza Junior.

*Claudeci Ribeiro - colaboradora