Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Atrações culturais da Reditec focam na tradição nordestina

Noticia

Atrações culturais da Reditec focam na tradição nordestina

São artistas convidados e grupos de estudantes do IFPB
por Ana Carolina publicado: 17/11/2017 18h44 última modificação: 19/11/2017 15h31

O público presente à 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) poderá desfrutar da cultura nordestina durante o evento, no Centro de Convenções da Capital paraibana. A Comissão Cultural do IFPB elencou atrações que têm como foco as tradições regionais.

Na noite da abertura, no Teatro Pedra do Reino, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste é quem deve receber os visitantes. O grupo se inspira em ícones como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Seus integrantes são: Maestro Lucílio, Rodrigo Pereira, Marie Claire Heinis, Lucas Daniel, Francismar Caju, Geo Moura, Geraldo Junior, Nívea Maria, Katiusca Lamara, Saulo Bahia, Ely Porto, Benni Enderson e Marcos Júnior.

A Orquestra Sanfônica surgiu a partir de uma oficina de acordeon ofertada pela Associação Balaio Nordeste e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em 2010. O grupo teve diversas formações e já se apresentou na Europa, sempre mantendo no repertório o forró, xote, baião, coco, ciranda e o frevo.

Também está prevista apresentação musical do grupo Os Fulano, que já conquistou espaço garantido na cena cultural paraibana. Eles  se apresentam no dia 21 de novembro, às 18h30, no Foyer. Os Fulano iniciaram a trajetória na cidade de Santa Rita, região metropolitana da capital paraibana, em 2009. Com sanfona, zabumba e triângulo, os irmãos Lucas Dan, Lavínia Maria e Thiago Melo adentraram na tradição do Forró Pé de Serra.

Em 2011, Os Fulano se consolida a formação com Lucas Dan (voz e acordeon), Thiago Melo (voz e zabumba) e Betinho Lucena (voz, triângulo e efeitos). Em 2014, o grupo recebe a voz e o cavaquinho de Jader Finamore. Além do forró, tem ciranda e côco, inspirado nos folguedos populares com a figura do brincante.

No encerramento do evento, é a vez dos cantadores de viola. Às 18h, do dia 23 de novembro, também no Foyer, está prevista a apresentação de Oliveira de Panelas, que é reconhecido internacionalmente como um grande trovador brasileiro. Ele estará acompanhado de Antonio Costa, no duelo de viola.

A programação da Reditec ainda tem a apresentação do Grupo de Coco e Ciranda do Mestre Benedito às 19h do dia 22 de novembro. A Comissão Cultural abriu um edital para selecionar os talentos da instituição para se apresentarem no evento. Quem conseguiu o espaço foi: Grupo de Sax do IFPB; Grupo MP5, ambos do Campus João Pessoa, Coco da Dona Zefinha, de Cabedelo, e o grupo teatral Corpus, do Campus Picuí. Saiba mais sobre os grupos do IFPB nessa matéria no site da Reditec.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Imagem: Divulgação