Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Núcleo de Documentação recebe homenagem do Reitor

Noticia

Núcleo de Documentação recebe homenagem do Reitor

Troféu 108 anos foi entregue em reconhecimento à importância do trabalho que vem sendo realizado
por Patrícia Nogueira publicado: 26/09/2017 10h49 última modificação: 26/09/2017 11h07

“Nossa identidade só existe se cuidarmos da nossa memória, do nosso passado”. Foi com essas palavras que o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, em reconhecimento ao valioso trabalho que vem sendo desempenhado pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional, entregou, ao professor Luciano Candeia, o troféu 108 anos do IFPB, na manhã desta terça-feira (28).

“O professor Luciano Candeia é um respeitado historiador e, junto com sua equipe, vem nos brindando com o trabalho de preservação da memória institucional. O seu trabalho é uma mescla do conhecimento científico com o amor à causa”, disse o Reitor Nicácio, no momento de entrega da homenagem.

“Considero extremamente importante esse reconhecimento. Não se trata de um prêmio qualquer e sim um prêmio que consolida um trabalho que é o projeto do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional. Ao receber esse troféu, recebo também a confirmação do reitorado com a preservação e a memoria da instituição”, destacou o professor Luciano Candeia.

O Núcleo de Documentação foi implantado no IFPB em 2009 e consolidado na gestão do Reitor Nicácio, oferecendo suporte e apoio aos pesquisadores que desejam estudar e se debruçar sobre a educação profissional desde os seus primórdios até os dias atuais.

O professor Luciano Candeia destaca, dentre as ações do Núcleo, a de identificação e preservação da documentação de forma efetiva. “Há alguns meses terminamos um trabalho sobre o período de intervenção, tendo a frente o então diretor José Jurema de Carvalho, na década de 1960. Estamos agora pesquisando a história do movimento estudantil. Todo nosso estudo é colocado à disposição dos pesquisadores para que enseje outras pesquisas sobre a história da nossa escola e da educação profissional”, disse o professor Luciano Candeia.

A gestão vem investindo na consolidação do setor e na valorização da memória institucional enquanto peça chave para o futuro. “Nesse momento de aniversário da nossa instituição, que tem oferecido uma transformação de vida para muitos brasileiros, nada melhor do que zelarmos pela nossa gloriosa história e estabelecer um diálogo entre o passado e o presente e fazer uma projeção confiante no futuro. Ao fazer essa homenagem ao Núcleo, por tudo que ele representa, nós caminhamos fortemente dentro dessa perspectiva”, concluiu o reitor Nicácio.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional está localizada unidade sede da Reitoria (Casa Coriolano de Medeiros) e é composto pela seguinte equipe: Prof. Luciano Candeia, Prof Antônio Luna e os técnico-administrativos Mardonio Lacet e Gerlani Florêncio.