Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > IFPB realiza encontro de arte educadores

IFPB realiza encontro de arte educadores

Evento contribui para a consolidação da política de arte e cultura da instituição
por Patrícia Nogueira publicado: 22/08/2017 11h51 última modificação: 22/08/2017 19h42

O IFPB, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), está realizando, no Campus Cabedelo, durante toda a terça-feira (22) o Encontro Nordestino de Arte Educadores, com o tema “A arte (re) significando a educação. O evento antecede o 4º Encontro de Extensão que será realizado nos dias 23 e 24 nas cidades de Cabedelo e Lucena.

Participam do encontro cerca de 50 educadores dos campi do instituto, bem como das redes municipais e estaduais com o objetivo de refletir e debater o papel da arte educação no contexto da formação integral do estudante. Ao longo do dia estão sendo realizadas rodas de diálogo com professores de arte da UFPB, UFPE e IFCE. Também haverá a formação de grupos de trabalho. Ao final do evento será redigida uma carta de Cabedelo que trará os anseios da comunidade com vistas ao fortalecimento da política de cultura do IFPB.

O reitor Nicácio Lopes participou da abertura do encontro e reafirmou a importância da valorização da arte e da cultura no contexto do IFPB. “Esse evento é uma ação que favorece a reflexão sobre os rumos do exercício da atividade docente da arte e da cultura. Precisamos refletir a base humanística, proporcionar espaços para o debate com quem pratica a atividade, para que os profissionais se sintam seguros e que os estudantes percebam que a abordagem artístico-cultural está no eixo central de sua formação”, destacou. O IFPB aprovou recentemente o regulamento sobre a política institucional de cultura.

A Pró-reitora de Extensão e Cultural, Vania Medeiros, destacou os avanços que a extensão vem adquirindo nos últimos anos. “Cerca de 60% dos nossos projetos são desempenhados em escolas do ensino fundamental e médio, o que representa nossa integração com a comunidade”. Ela comenta também que o encontro de arte educadores traz à tona a agenda sobre a política institucional de arte e cultura aprovado pelo IFPB, dando apoio à sua concretude. “Iremos trocar experiências com outras instituições e refletir no contexto nacional sobre essa política e sobretudo deixar registrado a carta de Cabedelo que é um documento basilar que pretende orientar futuras políticas, dando visibilidade a pauta dentro dos Institutos Federais".

Os professores Erinaldo Nascimento (UFPB), Maria Betânia Silva (UFPE), Maria de Lourdes Macena (IFCE) e Pedro Osmar (Guerrilheiro cultural da Funesc) relataram um pouco das suas experiências no ensino de arte e a sua ressignificação na educação. Professora Maria de Lourdes falou sobre o contexto do IFCE na oferta do mestrado profissional em arte para educadores da rede pública. A professora do Campus João Pessoa, Olga Nascimento, fez uma apresentações de vivências adquiridas junto com alunos e mostrou um pouco do seu trabalho interdisciplinar. Em seguida, o público participante debateu sobre as experiências relatadas.

No turno da tarde, serão formados grupos de trabalho sobre: arte de rua na educação, Formação em arte e cultura, A arte no espaço escolar, o ensino de arte e a nova LDB e Políticas de arte e cultura do IFPB. Por fim serão apresentadas as propostas e elaborada a carta de Cabedelo.

Prestigiaram a abertura do encontro de arte educadores o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Vania Medeiros, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, o Diretor Geral do Campus Cabedelo Lício Romero, o diretor de educação profissional Degmar dos Anjos, representando a PRE e o coordenador de tecnologia, Mateus Máximo, representando a PRPIPG. Os diretores gerais dos campi de Esperança e Soledade, Valnyr Lira e Adriano Melo, também se fizeram presentes na abertura do evento.