Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > EDUCOM faz caminhada em Lucena como ação pré-Enex-2017

EDUCOM faz caminhada em Lucena como ação pré-Enex-2017

A caminhada serviu para levantar os temas geradores da ação da Unidade de Vivência, na Escola Isaura Falcão, em Lucena-PB.
por publicado: 10/08/2017 11h19 última modificação: 10/08/2017 11h20

Os integrantes do Programa Educom (Educação e Comunicação), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), do IFPB, fizeram uma caminhada de reconhecimento do território, nessa quarta-feira (09), na Comunidade Bairro Novo (Carrapeta), em Lucena-PB, como iniciativa Pré-ENEX-2017.

Os estudantes do EDUCOM, em parceria com os alunos da Escola de Nível Médio Isaura Falcão, vão desenvolver uma ação de extensão na referida comunidade, através de uma Unidade de Vivência, priorizando as questões relacionadas ao meio ambiente e identidade cultural.

Participaram da caminhada a professora Nadja Nóbrega, da área de informática do Campus João Pessoa, que integra a Unidade de Vivência da referida escola com uma ação na área de internet e cidadania; o jornalista Crisvalter Medeiros, da Proexc, que coordena o Educom; além das servidoras da Proexc, Eudna Araújo e Josi Batista, da comissão de articulação do ENEX-2017, que supervisionaram a ação extensionista.

Na caminhada, entre a Escola de Nível Médio Isaura Falcão e a Comunidade Carrapeta, os estudantes e os professores percorreram uma distância de três quilômetros. No percurso, os alunos da referida escola puderam demonstrar aos estudantes e servidores do IFPB vários problemas sociais da comunidade, relacionados às questões de meio ambiente e culturais.

O grupo fez uma pausa na caminhada, em uma residência da comunidade, para um Café Social. Na ocasião, os estudantes do EDUCOM, os servidores do IFPB, juntamente com os segmentos da Escola Isaura Falcão, realizaram um debate sobre a educação profissional e o papel da extensão.

A experiência foi reportada, pelos dois segmentos, como sendo uma iniciativa que possibilitou a troca de experiência sobre os objetivos educacionais das duas instituições. Os alunos da escola Isaura Falcão aprenderam bastante sobre o papel do IFPB, principalmente, sobre a extensão. Os servidores e estudantes do IFPB tiveram a oportunidade de conviver com aqueles que poderão ser, no futuro, os alunos da instituição.

Crisvalter Medeiros, jornalista.