Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Dia do Profissional de Educação Física

Dia do Profissional de Educação Física

O IFPB parabeniza todos os professores e estudantes da área
por publicado: 01/09/2017 09h29 última modificação: 01/09/2017 09h54

Responsável por orientar as atividades físicas nas suas diversas manifestações, promovendo a saúde, a educação e inclusão social, o profissional de Educação Física vem ganhando destaque no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Neste 1º de setembro, a instituição se orgulha em comemorar, junto a estes profissionais, o seu dia.

Atualmente, o instituto conta com uma diretoria voltada à Educação Física e Esportes, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que vem realizando diversas ações voltadas à valorização do profissional, como o I Fórum de Educação Física, que discutiu, avaliou e planejou ações no contexto do Ensino, Pesquisa e Extensão. O IFPB também oferta o curso superior de Licenciatura em Educação Física, no Campus Sousa, que, inclusive, recebeu nota máxima na avaliação do Ministério de Educação.

“Aqui na nossa instituição, o trabalho do profissional vai além da educação para o corpo, auxiliando a formação humana e social dos alunos/atletas. Eu me sinto orgulhoso em fazer parte desta categoria, que, no IFPB, é uma família. Então só tenho que parabenizar nossos colegas que exercem esta profissão”, frisou o diretor de Educação Física e Esportes, Silvio Farias.

“Temos, no instituto, cerca de 40 profissionais, 1 diretoria sistêmica e 1 curso superior avaliado com nota 5 pelo MEC. Isso tudo mostra a importância que vem sendo dada à Educação Física no IFPB; e é um grande motivo para comemorarmos na data de hoje”, enfatizou o professor Jailson Oliveira, do Campus Cabedelo Centro.

Já a professora Clécia Fernandes, do Campus Monteiro, acredita que a data representa um momento para valorização do profissional. “Muita gente tem até um certo preconceito sobre a atuação da gente. Pensam que nossas atribuições se limitam ao treinamento físico e à preocupação com o corpo. Na verdade, todo o trabalho do educador físico é baseado em estudos científicos, ou seja, precisamos estar sempre capacitados para atuar. E o dia de hoje é justamente para lembrar a importância dessa atuação”.

O reitor Nicácio Lopes parabenizou os profissionais do Instituto. "Para todos os professores de Educação Física, os meus parabéns e permitam-se o orgulho pelo seu nobre trabalho!".

Curiosidades

O Decreto de Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, regularizou a nível federal, a função do Profissional de Educação Física. A data comemorativa surgiu em memória desta conquista para os profissionais da área, através da Lei Nº 11.342, de 18 de agosto de 2006.

A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630.

O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón (imagem do início deste texto) e foi escolhido como uma forma de simbolizar a força e o dinamismo da profissão. A pedra do curso, por sua vez, é a de cor verde, que é usada por todos os profissionais da saúde.

Verônica Rufino - DGCom