Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Portal do IFPB completa primeiro aniversário

Noticia

Portal do IFPB completa primeiro aniversário

A data cheia de virtualidade acontece nesta sexta-feira, dia 07 de julho
por publicado: 07/07/2017 10h19 última modificação: 10/07/2017 09h05

Ao completar o seu primeiro aniversário nesta sexta-feira, dia 07, o Portal do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) impõe-se como um dos principais cartões postais da Instituição.

 A plataforma está, cada dia, mais robusta e interativa, possibilitando ao visitante realizar um vôo panorâmico pelos 21 campi, além da reitoria que congrega as pró-reitorias, as diretorias sistêmicas, dentre outros setores estratégicos do Instituto Federal da Paraíba.

Com alguns cliques no mouse o internauta empreende, facilmente, um vôo fascinante pela maior instituição de educação profissional, científica e tecnológica da Paraíba, conhecendo seus produtos e serviços.

Por muito tempo, o Portal do IFPB foi um gargalo. Um portal largo e confuso, cheio de vias e acessos dificultosos para quem buscava os produtos e serviços institucionais.

Para superar esses entraves em TI, o reitor Nicácio Lopes adotou desde o princípio de sua gestão algumas medidas com destaque para a contratação de pessoal e investimento em tecnologia de ponta.

"Atualmente, a DTI conta com um datacenter e gente competente, atuando na inovação tecnológica, na manutenção e suporte para os diversos setores da Reitoria, na gestão de redes de computadores e na gestão de sistemas de baixa e alta complexidades", afirmou o reitor Nicácio Lopes.

 Ele disse ainda que diante dos resultados obtidos com o novo portal e seus sistemas estratégicos de informação destinados à comunidade acadêmica e ao público externo, o Instituto Federal da Paraíba ganhou status de autoridade na inovação e na organização virtual dos ambientes físicos da instituição paraibana. "Tudo foi pensado, dando maior autonomia aos campi e visando melhorar o fluxo para as demandas externas”, completou o reitor.

DSC_0122-.jpgDe acordo com informações apresentadas pelo diretor geral da DGTI Pablo Andrey, o saldo do primeiro ano de funcionamento do Portal do IFPB soma mais de 9 milhões de acessos, refletindo a aceitação da comunidade que conta com informações mais organizadas e com profundidade. O gestor da DGTI explicou que 30% dos acessos estão concentrados na página principal por meio dos sistemas que dão acesso ao campus João Pessoa, EaD, Cajazeiras, Campina Grande, Concurso Público e Portal do Servidor.

Outro aspecto que merece destaque no Portal do IFPB é o link da internacionalização. A página na Língua Inglesa mantida pela Assessoria de Relações Internacionais já supera a marca de 8 mil acessos de visitantes, na sua grande maioria, oriundos de países como Reino Unido, Rússia, EUA, Alemanha e Áustria. O Portal por meio desse link vem colaborando para o fortalecimento da marca do Instituto Federal da Paraíba pelo mundo afora.

Considerando as exigências desses tempos modernos, a plataforma do IFPB na Internet reúne, também, muitas funcionalidades que estão disponíveis em um ousado sistema de transparência pública.

Nesse ambiente é possível acessar informações, eminentemente, de interesse público, focando dados detalhados da execução orçamentária, de gastos com diárias e passagens dos servidores, dentre outros dados que dão sustentação a gestão progressiva do IFPB.

"O Portal da Transparência foi, inclusive destaque em âmbito nacional, garantindo ao IFPB, em 2016, a segunda colocação no Prêmio Transparência Pública promovido pela Câmara dos Deputados Federais, em Brasília", lembra Andrey.

Ele destacou ainda que por meio do Portal do IFPB os estudantes ganharam um espaço dedicado. O Portal do Estudante foi desenvolvido com o propósito inicial de atender as exigências do recredenciamento institucional e hoje permite que demandas estudantis acessem informações precisas sobre o universo de cursos ofertados pela Instituição, as formas de ingresso, os sistemas de seleção e a pré-matrícula.

Os estudantes do IFPB estão mais contentes e interessados em visitar o site com mais frequência. É o caso de Joyce DSC_0137-.jpgGaldino da Silva. Ela é educanda do Curso de Administração, 6º período, do Campus João Pessoa. “Tenho usufruído bastante das informações socializadas no Portal do Estudante”, revelou.

O Coordenador de Inovação da DTI, Ivan Soares destaca que toda a estrutura foi planejada em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) para atender da melhor forma possível ao público estudantil. “Hoje o estudante que deseja ingressar, bem como o que já está matriculado, conta com uma gama de informações de fácil acesso e organizada”, acrescentou Soares.

Em constante atualização, um novo serviço será disponibilizado nos próximos dias no Portal do Estudante. Em breve, os estudantes aprovados nos processos seletivos devem preencher uma lista de pré-matrícula com informações mais detalhadas em formulário próprio disponível no Portal. Com essa funcionalidade as coordenações de controle acadêmico nos campi terão mais agilidade ao importar esses dados para o Suap.

Acessibilidade – atendendo as necessidades de inclusão de pessoas com deficiência, o Portal do IFPB tem boa parte do seu conteúdo voltado para atender a esse público. “Com exceção da parte administrativa, o conteúdo do Portal do estudante é totalmente acessível a deficientes visuais. Tudo pensado e planejado a partir de ferramentas disponibilizadas pelo Governo Federal. Os dois portais também se adaptam as plataformas móveis como smartphones e tablets e também para computadores mais antigos.

 "O Portal do IFPB é um projeto estratégico, planejado e executado com sucesso. Por isso que nesse curto espaço de tempo essa ferramenta vem rendendo resultados satisfatórios, tanto para a comunidade interna, quanto para o público externo. Por isso temos muito o que comemorar neste dia 07 de julho de 2017”, finalizou o reitor Nicácio Lopes.

 

*  Filipe Donner e Patrícia Nogueira - Jornalistas

registrado em: