Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Fórum de Extensão amplia articulações com a comunidade

Noticia

Fórum de Extensão amplia articulações com a comunidade

Evento realizado no Campus Picuí discutiu o papel da instituição para o desenvolvimento social e econômico da região
por publicado: 03/08/2017 08h31 última modificação: 03/08/2017 11h00

Os servidores, alunos e parceiros sociais dos projetos de extensão do Campus Picuí que participaram da 2ª Câmara de Extensão, nessa quarta e quinta-feira (02/03), tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o papel social dos Institutos Federais.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, professora Vania Medeiros, que conduziu os trabalhos da Câmara de Extensão, enfatizou que “está posto na lei que criou os Institutos Federais que estas instituições deverão ser responsáveis pelo desenvolvimento territorial através da promoção de articulações das demais políticas públicas”.

O evento, que foi organizado e coordenado pela professora Sílvia Andrade, coordenadora de extensão do campus, agregou representantes das Prefeituras Municipais das cidades de Picuí e de Carnaúba dos Dantas (RN), além de representantes de entidades e movimentos sociais.

A 2ª Câmara de Extensão foi mais uma oportunidade de se constatar a consolidação de vários projetos de extensão desenvolvidos pelos servidores da instituição, nas áreas de agroecologia, construção civil, educação em ciência, comunicação, meio ambiente etc.

Encaminhamentos

Após discutir as possibilidades de articulação entre a formação profissional e as diversas políticas públicas executadas na região, os participantes do Fórum decidiram que seriam realizadas ações para promover a aproximação do IFPB das politicas de juventude na área de trabalho e emprego, fortalecendo as parcerias já desenvolvidas com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Picuí.

Os participantes do evento decidiram, também, que os núcleos de extensão, vinculados à área de construção civil, deverão deflagrar ações de apoio às iniciativas de atenção aos idosos da região. Também foi aprovada a formação de um GT para estudar um projeto de extensão em defesa do Horto Florestal localizado no município de Carnaúba dos Dantas-RN.

Abertura

A mesa de abertura da 2ª Câmara de Extensão do Campus de Picuí, do IFPB, contou com a participação da Pró-Reitora de Extensão, professora Vania Medeiros; do Diretor do Campus, professor Luciano Pacelli; do Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Mário Medeiros; da professora Sílvia Cláudia Ferreira, coordenadora de extensão; do Prefeito de Picuí, Olivânio Dantas Remígio, e assessores da Prefeitura Municipal, além de servidores e alunos do IFPB. A tônica dos discursos proferidos foi a importância das parcerias dos projetos de extensão desenvolvidos no Campus Picuí para o desenvolvimento da cidade.

Crisvalter Medeiros, jornalista