Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Enex 2017 avança nos processos de articulações interinstitucionais

Enex 2017 avança nos processos de articulações interinstitucionais

Educadores e gestores públicos já veem o Enex/2017 como possibilidades de desenvolvimento social, econômico e cultural dos municípios envolvidos.
por publicado: 05/07/2017 09h28 última modificação: 05/07/2017 09h28

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (Proexc) consolidou as parcerias com instituições públicas e lideranças de entidades e movimentos sociais do Município de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, para a realização das Unidades de Vivências, que rompem com paradigmas acadêmicos, a serem realizadas como programação do Encontro de Extensão (ENEX/2017), no período de 23, 24 e 25 de agosto, do corrente ano.

Durante a última segunda e terça-feira (03/04), a equipe gestora da Proexc manteve reunião com as Secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente, do referido Município, além de mais seis representações de entidades e movimentos sociais.

As diretoras da Proexc, professoras Eudna Barbosa e Maiara Melo ficaram confiantes na adesão da comunidade acadêmica da instituição à programação do ENEX/2017, bem como no fortalecimento institucional das políticas de extensão do IFPB.

As reuniões aconteceram na Câmara Municipal de Lucena e na Secretaria de Educação. Segundo a Pró-Reitora da Proexc, professora Vania Maria de Medeiros, as iniciativas são resultantes das relações sociais e interinstitucionais que os extensionistas dos Campi de Cabedelo e Cabedelo Centro, do IFPB, já consolidaram enquanto executores de políticas públicas de educação profissional e tecnológica na região litorânea da Paraíba.

Em Lucena, as articulações foram mediadas pelo professor Cláudio Dibas, que vem se destacando como uma liderança extensionista no referido Município. Já em Cabedelo, as ações são intensificadas pelo corpo de extensionistas do Campus, a exemplo dos servidores Evandro Lima, Fátima Lacerda e Igor Gardel.

Na reunião com a secretária de educação de Lucena, professora Maria José da Conceição, ficou acertado a adesão de escolas municipais das zonas rural e urbana como unidades de vivências do ENEX/2017. O secretário de Cultura, do referido município, Sandro Toscano, se comprometeu a promover articulações para garantir a participação dos movimentos culturais na abertura do evento. Essa iniciativa contará com o apoio logístico do professor George Glauber, do Campus de Cajazeiras.

Representação de estudantes dos Campi de Campina Grande, Picuí, Princesa Isabel, João Pessoa e Cabedelo tiveram a oportunidade de integrar o processo de construção coletiva do ENEX, interagindo com agricultores e lideranças comunitárias.

Cerca de 60 extensionistas do IFPB, além dos parceiros sociais, participaram do planejamento das unidades de vivencias, com destaque para a participação do Diretor Geral e o Diretor de Administração e Finanças do Campus Cabedelo, servidores Lício Costa e Mário Rachman, respectivamente.

Os extensionistas que participaram do referido processo de planejamento do Enex/2017 também realizaram uma caminhada ecológica na trilha das ruínas da Igreja de Bom Sucesso, conduzidos pelo professor Cláudio Dibas, que fez explanações históricas e ambientais sobre o território.

*Jornalista Crisvalter Medeiros, com fotos de Emerson Karkarof.