Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Começam torneios coletivos dos JIF´s

Começam torneios coletivos dos JIF´s

Atletas paraibanos competiram nas modalidades de Xadrez, Handebol, Basquetebol, Futebol e Futsal.
por publicado: 19/07/2017 19h54 última modificação: 24/07/2017 09h13

O primeiro dia de competições da etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF´s), em Fortaleza, foi marcado pela garra das equipes paraibanas. Nesta quarta-feira (19), os atletas do IFPB competiram nas modalidades de Xadrez, Handebol, Basquetebol, Futebol e Futsal.

No Xadrez, ao todo foram quatro rodadas. Pela manhã, no feminino por equipes, as paraibanas empataram com o Instituto Federal de Pernambuco em 2 a 2. Já no masculino, o IFPB perdeu por 3 a 1, também para os pernambucanos. À tarde, ao todo, foram mais de seis horas de torneio. Na segunda rodada, os enxadristas paraibanos também perderam por 3 a 1, no masculino; e 3,5 a 0,5, no feminino. As duas partidas foram contra o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A primeira vitória paraibana aconteceu na terceira rodada, com o masculino vencendo o IF Sertão Pernambucano por 4 a 0. As enxadristas não tiveram a mesma sorte, perderam para o IFBA por 4 a 0. Já era noite, quando aconteceram as partidas da quarta rodada. O IFPB venceu o IFBA por 3 a 1.

"Tanto o IFPE quanto o IFRN (junto com o IFPB) são as equipes mais fortes deste torneio. No sorteio realizado pela organização dos JIF´s os três Estados acabaram se enfrentando logo no início da competição. Agora, teremos que garantir a terceira posição no torneio por equipes", afirmou o técnico Abdallah Arcorverde.

O resultado também não foi positivo no primeiro jogo do Handebol masculino e no Basquete feminino. Os atletas do IFPB perderam de 26 a 16, para o IFRN, no Handebol; e por 23 a 15, contra o Instituto Federal do Piauí, no Basquete.

"Foi um jogo difícil, já que os nossos vizinhos potiguares são os atuais campeões dos JIF´s Nordeste. Isso deixou nossos atletas um pouco nervosos. Mas amanhã tem mais jogo e a expectativa é que nos recuperemos", frisou Débora Guedes, técnica de Handebol.

Já Ana Maria Barbosa, atleta do Basquete destacou que, apesar do resultado, a equipe segue confiante no torneio. "Esse foi o primeiro jogo. Perdemos, mas aprendemos muito. Nada de desânimo, vamos dar o nosso melhor e trazer medalha pro IFPB".

O Futebol masculino do IFPB venceu o IFBaiano por 2 a 0. Segundo o técnico Renato Paz, apesar da equipe ser formada por atletas de campi diferentes, a integração dos alunos está fazendo a diferença. "Estamos muito animados com o resultado, apesar da nossa chapa ser uma chapa difícil".

No Basquetebol masculino, o IFPB,  bicampeão dos JIF´s Nordeste, venceu o  IFRN por 28 a 25. Segundo o técnico Mauro Camargo, e expectativa é manter o favoritismo no tricampeonato. "Estamos conscientes que as demais equipes também pretendem ser campeãs, então, não vai ser fácil. Mas, nossos atletas estão preparados e a expectativa é bastante positiva!".

A equipe de Futsal masculino perdeu para o IFCE por 3 a 1. Segundo a técnica Sílvia Andrade, o jogo foi bastante proveitoso. "Percebemos uma integração da equipe e ela reflete a habilidade e a definição de papeis dentro do jogo. Pretendemos continuar com o sistema de defesa forte e intensificar os ataques para que tenhamos a finalização que queremos", explicou.

Amanhã (20), os JIF´s prosseguem com o IFPB competindo nas modalidades de Xadrez, Handebol, Basquete, Futsal, Futebol, Judô, Natação e Atletismo.

Confira mais fotos da competição na página IFPB Oficial no Facebook

Verônica Rufino - DGCom