Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Campanha em parceria com o IFPB incentiva à leitura

Campanha em parceria com o IFPB incentiva à leitura

“Esqueça um livro” é o título da campanha que reúne alunos do Campus Santa Rita na Fundação Casa José Américo
por Patrícia Nogueira publicado: 25/07/2017 12h55 última modificação: 25/07/2017 12h57

Em comemoração ao Dia do Escritor, a Fundação Casa José Américo, em parceria com o IFPB, realiza, nesta terça-feira (25), a campanha “Esqueça um Livro” como forma de incentivar a leitura e o compartilhamento de conhecimentos.

Cerca de 60 estudantes do Ensino Técnico Integrado do Campus Santa Rita, sendo 30 no turno da manhã e 30 à tarde, participam do evento e têm a oportunidade de mergulhar no mudo da leitura e da cultura através de exposições, recital poético, roda de leitura, estudos de caso e oficina de ilustração.

“Vocês têm nas mãos a semente que deve ser multiplicada para que tenhamos mais leitura. A Fundação representa a nossa cultura e como tal não poderia deixar de registrar esse dia, convidando para uma verdadeira emoção através das letras. Você esquece um livro e compartilha conhecimento!”, disse o presidente da Casa José Américo, Damião Ramos na abertura dos trabalhos.

Em seguida os estudantes participaram de palestras com o ativista cultural Jocelino Tomaz de Lima, voluntário do grupo de incentivo à leitura Atitude; com a professora e escritora Neide Medeiros que falou sobre leitura e livros, resgatando um pouco da história da escritora Nísia Floresta e no final da manhã foi realizada uma oficina de ilustração com Veruschka Guedes com o tema personagens de histórias infantis.

A curadora do evento, Valéria Diniz, destaca o objetivo da ação: “É um projeto que já ocorre a nível nacional e hoje conseguimos trazer aqui para a Fundação. A partir do ‘Esquecer um livro’, ou seja, deixar para que outro pegue, leve e multiplique, queremos aumentar o número de leitores e despertar os alunos para a literatura”, afirmou.

A estudante do 2º ano do curso de Meio Ambiente do campus Santa Rita, Débora Rúbia Gomes, destaca como positiva a experiência. “Está sendo muito produtivo essa campanha, pois está incentivando aos alunos várias formas de ler e levar para a sociedade o conhecimento através do livro. É lendo que se aprende mais, não só português como outras disciplinas.”, destacou.

A Diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Santa Rita, Karla Marques, ressaltou a importância desse tipo de parceria. “Nós vivemos num mundo muito informatizado com informações imediatas. A nossa capacidade de reflexão e sensibilidade está se perdendo. Então esse evento tem como foco resgatar essa sensibilidade para a leitura que é importante para o aprendizado de qualquer profissão”, disse Karla que também é professora de Língua Portuguesa e Literatura e acompanhou a turma juntamente com o professor de Filosofia Antônio Filho.

No turno da tarde haverá rodas de conversa, bate papo, palestras e um recital poético.