Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 06 > Reitor recomenda reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Noticia

Reitor recomenda reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

A ideia é que neste dia 05 de junho a comunidade acadêmica observe como cuidamos e preservamos o nosso maior patrimônio
por publicado: 05/06/2017 06h28 última modificação: 06/06/2017 08h22

Hoje, 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, o reitor Nicácio Lopes sugere que estudante, professor e técnico-administrativo possam refletir sobre o que temos feito individual e coletivamente com o objetivo de contribuir com a recuperação do meio ambiente.

 "Celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente representa um bom motivo para as pessoas refletirem sobre suas ações", afirmou o reitor, ao destacar que se cada cidadão se conscientizar sobre suas atitudes ambientais, a diferença vai ser muito grande para as futuras gerações.

O gestor paraibano lembra que, institucionalmente, o IFPB tem uma história pautada por contribuições singelas no âmbito das causas ambientais. Um marco normativo institucional recente que testemunha em favor dessa luta, sem trégua, foi a aprovação da Política Ambiental do Instituto Federal da Paraíba articulada pela Pró-Reitoria de Ensino.

"Consonante a Resolução 132/2015-CONSUPER/IFPB tal iniciativa estimulou o empoderamento e fortalecimento das bases acadêmicas e administrativas que estão possibilitando a renovação da agenda ambiental no Instituto Federal da Paraíba", disse o Reitor.

 Ao consultar o Portal do Estudante do IFPB (estudante.ifpb.edu.br) a nossa reportagem encontrou informações suficientes que atestam uma gestão focada nas áreas de meio ambiente e gestão ambiental, incluindo oferta de cursos do nível médio a pós-graduação.

Na Pós-Graduação, encontramos no Campus Princesa Isabel - Curso de Especialização em Gestão Ambiental de Municípios, no Campus Monteiro - Curso de Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente, no Campus Picuí - Curso de Especialização em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido.

 Já na Graduação, observa-se no Campus João Pessoa - Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, no Campus Princesa Isabel - Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e no Campus Picuí - Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

As contribuições somam-se também no Nível Médio, incluindo no IFPB-Campus Cabedelo - Curso Técnico em Meio Ambiente, no IFPB-Campus Santa Rita - Curso Técnico em Meio Ambiente, no IFPB-Campus Cajazeiras - Curso Técnico em Meio Ambiente, no IFPB-Campus Sousa - Curso Técnico em Meio Ambiente, no IFPB-Campus João Pessoa - Curso Técnico em Controle Ambiental e no IFPB-Campus Santa Rita - Curso Técnico em Controle Ambiental.

O Reitor Nicácio Lopes, nesta data de 05 de junho, destaca o papel protagonista e inovador do IFPB, que conta com projetos de pesquisa, inovação e de extensão tecnológica com ênfase em Eficiência em Gestão Energética, Eficiência em Gestão Hídrica, Eficiência em Gestão de Emissão de CO2, Eficiência em Educação Ambiental, Eficiência em Gestão Financeira, através de experiências bem-sucedidos do IFPB nas áreas de Automação, Robótica, Prototipagem 3D, Engenharia de Processos, Aprendizagem de Máquina, Produção de Aplicativos Mobile, Produção de Sistemas Informatizados, de forma que todo o conhecimento da família IFPB esteja a serviço do bem das pessoas e do planeta.

Como sugestão dada pelo reitor em favor das reflexões neste Dia Internacional do Meio Ambiente e prova maior das interferências ambientais do IFPB são os Editais Institucionais das Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) que direcionam esforços para projetos nas áreas de Meio Ambiente e Gestão Ambiental.

 O reitor Nicácio Lopes sugere ainda, em tom de reflexão, que para fins de permear a missão institucional e 'dar vida' ao sistema de valores do IFPB, que inclui a declaração formal de Compromisso Social e Ambiental, o Instituto Federal da Paraíba, por ocasião do estudo do Planejamento Estratégico Decenal (PLANEDE 2025), aplicou ao seu BSC - sigla que significa Balanced Scorecard (Sistema de Mensuração de Desempenho), metodologia concebida por pesquisadores de Harvard em 1992 - a integração das dimensões da sustentabilidade que compreende a Tríade da Gestão Ambiental (Triple Bottom Line, TBL), para assim traduzir a visão e estratégia do IFPB de longo prazo com a estrutura de planejamento-execução-mensuração, motivação e avaliação do desempenho institucional.

Exemplo pragmático desse esforço pode ser demonstrado por meio do IFPB Verde - Programa integrado ao Planejamento Estratégico Decenal do IFPB que estabelece a mensuração de indicadores de desempenho ambiental e social do IFPB, nos âmbitos da Reitoria (75 indicadores) e Campi (32 indicadores por Campus), sistematizados à plataforma planejamento.ifpb.edu.br.

 Além disso, o Programa Papel Digital, voltado para a Virtualização de Processos do IFPB com meta de implantação até 08 outubro de 2017, integrado ao Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP (suap.ifpb.edu.br), que trará redução no consumo de papel e otimizará o fluxo processual.

 Finalizando o reitor Nicácio Lopes ressalta que após a conclusão do estudo do planejamento estratégico decenal do IFPB (PLANEDE 2025), foram definidos cinco vértices estratégicos das ações da Instituição para a Sustentabilidade Ambiental, com a criação do Programa IFPB Verde, tendo como condição sine qua non a participação dos stakeholders e a conscientização dos principais gestores institucionais sobre a temática no IFPB.

 Vale a pena salientar que os indicadores de desempenho ambiental e social dos Campi encontram-se no Mapa ilustrado na tela inicial do Sistema de Gestão Estratégica do IFPB, destinado ao gerenciamento do uso racional de recursos naturais e do acompanhamento das despesas administrativas dos Campi.

 "Cumpre ainda, destacar que o IFPB é aderente ao Projeto Esplanada Sustentável (PES), que é destinado ao gerenciamento do uso racional de recursos naturais e do acompanhamento das despesas administrativas dos órgãos públicos federais", conclui.

* Por Filipe Donner - Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB

 

Links importantes:

 RESOLUÇÃO  132/2015 http://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/2015/resolucao-no-132/view

NOTA TÉCNICA nº 01/2016

https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/documentos-normativos/arquivos/nota-tecnica-no-01-2016-des-pre-esclarecimentos-resolucao-politica-de-educacao-ambiental.pdf

SISTEMA DE PLANEJAMENTO

http://planejamento.ifpb.edu.br 

 PORTAL DO ESTUDANTE

http://estudante.ifpb.edu.br