Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 06 > Design de Interiores tem nota máxima do Enade

Design de Interiores tem nota máxima do Enade

As professoras Roberta Xavier e Janine Holmes falaram sobre o curso em entrevista concedida à Rádio IFPB.
por publicado: 14/06/2017 09h03 última modificação: 14/06/2017 10h16

O IFPB vem conquistando conceitos bastante satisfatórios nos indicadores de qualidade da Educação Superior, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O curso de Tecnologia em Design de Interiores do Campus João Pessoa, por exemplo, obteve nota máxima (05), no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). E, para falar sobre o curso, a Rádio IFPB recebeu, na manhã desta terça-feira (13), a coordenadora de Design, Roberta Xavier, e a professora Janine Holmes.

À jornalista Patrícia Nogueira, a coordenadora Roberta Xavier relatou sobre o surgimento do curso, quantidade de vagas ofertadas e profissionais que são inseridos no mercado de trabalho por ano. “O curso de Design de Interiores surgiu há 17 anos, sendo precursor na Paraíba. Possuímos, hoje, cerca de 16 professores e um técnico-administrativo que vêm realizando suas atividades no âmbito do curso. Em relação ao ingresso, ofertamos 30 vagas por semestre, totalizando 60 vagas nas duas entradas por ano. O curso disponibiliza, em média, 40 profissionais devidamente capacitados para o mercado de trabalho, destes, a maioria se torna empreendedor, abrindo seus escritórios e também prestando assessoria”, destacou.

Segundo Roberta, ao entrar no curso, o estudante se depara com uma infraestrutura excelente que compreende laboratórios equipados e modernos. “Quando o aluno entra no IFPB ele é acolhido com o evento Abraça DI, que é um momento que fazemos com professores e veteranos visando apresentar aos calouros o curso. Então, são realizadas palestras e oficinas e apresentados também nossos laboratórios. Temos, hoje, 06 laboratórios específicos, que são bastante modernos”, complementou a coordenadora.

Já Janine Holmes abordou a produção acadêmica e científica do curso, projetos de Extensão desenvolvidos e parcerias firmadas com empresas. “Somos um curso de Tecnologia, mais voltado ao mercado de trabalho, mas não desassociamos o Ensino, à Pesquisa e à Extensão. Sempre incentivamos a produção acadêmica e científica dos alunos. Exemplo disso é a publicação de diversos artigos em formato de Trabalho de Conclusão de Curso. Temos até publicado alguns livros que reúnem estes artigos. Também realizamos uma conexão junto à sociedade, com parcerias que possibilitam aos alunos aplicarem os conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática. Nossos estudantes vêm realizando assessorias e montagem de ambientes no Salão do Artesanato, projeto Sereias de Penha, ONG´s, hospitais, dentre outros. E isso nos deixa muito feliz: presenciar nossos alunos retribuindo à sociedade o que ela lhes deu – que é o ensino público de qualidade e gratuito”, afirmou Janine.

Questionadas sobre o êxito do curso no Enade e sobre o seu posicionamento como o segundo melhor do país na área, as professoras fizeram questão de registrar todo o trabalho da equipe. “Nós somos conhecidos como a família DI. Aquela família que se ama, que briga, mas está sempre unida. E tenho certeza que os bons conceitos que o curso vem obtendo são reflexos dessa união”, inferiu Roberta Xavier.

Por fim, as entrevistadas deixaram uma mensagem a todos os alunos que pretendem ingressar na área.

“Qualquer profissão que vocês escolherem, escolham por amor. Ouçam sempre a razão, mas não esqueçam de ouvir o coração também. Não adianta trabalhar por obrigação. O trabalho tem que ser prazeroso”, destacou Janine Holmes.

Segundo Roberta Xavier, o curso não é fácil, mas é apaixonante. “Design de Interiores não é um complemento do curso de Arquitetura e muito menos é um curso de menor importância. O designer de interiores possui bastante importância na vida das pessoas e das empresas. Não é um curso fácil, mas se torna fácil quando o aluno se apaixona pelo que faz”, finalizou a coordenadora.

Em breve, a entrevista na íntegra deve ser disponibilizada. Acesse a programação da Rádio IFPB.

DGCom