Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 06 > Enex 2017 avança na construção de parcerias sociais

Noticia

Enex 2017 avança na construção de parcerias sociais

Os extensionistas da instituição realizaram ações de reconhecimento de potencialidades nos municípios de Lucena e Cabedelo.
por publicado: 05/06/2017 11h12 última modificação: 05/06/2017 11h12

Um grupo de extensionistas de diversos Campi do IFPB percorreu várias comunidades e entidades localizadas nos municípios de Cabedelo e Lucena, na última quinta e sexta-feira (01/02), com o objetivo de identificar possibilidades de construção de unidades de vivência para o Encontro de Extensão do IFPB (ENEX/2017).

O percurso foi iniciado, na quinta-feira (01), com uma visitação à Casa Shalom, ONG mantida pela Igreja Evangélica, que atua no campo da proteção dos direitos da criança e do adolescente, no município de Cabedelo. Os extensionistas conheceram uma ação social desenvolvida pelo Núcleo de Mãos Dadas com a Comunidade, com base no Campus Cabedelo, que atua na área de produção e beneficiamento de alimentos, articulada pelos professores Pedro Paulo e Fátima Lacerda.

No mesmo dia, os extensionistas visitaram a Fortaleza de Santa Catarina e o Dique de Cabedelo. Nesses locais, os professores identificaram espaços para a realização de ações que irão compor o ENEX/2017.

O percurso da sexta-feira (02) foi iniciado com uma visitação ao Campus Cabedelo-Camboinha. O grupo foi conduzido pela professora Paula Cairo, Diretora de Ensino, e o professor Evandro Cordeiro, coordenador de extensão e pesquisa, pelos laboratórios, espaços de vivências e o auditório da instituição. A infraestrutura do Campus foi considerada de excelente qualidade para a realização dos eventos do ENEX/2017.

LUCENA

Após o reconhecimento no Campus Cabedelo, o grupo de extensionistas deslocou-se para o Núcleo Avançado de Lucena, localizado no município de mesmo nome.

Lucena04.jpgTendo visitado o referido Núcleo, os extensionistas deslocaram-se para a Igreja de Nossa Senhora da Guia, um potencial turístico da região. Em seguida, foram conduzidos ao assentamento agrícola Outeiro de Miranda, que conta com 82 famílias assentadas, perfazendo um total de mais de 300 pessoas. No local, os professores interagiram com os coordenadores da Associação do Assentamento e se dirigiram para uma visita aos roçados.

Conduzidos pelos servidores Cláudio Dibas, Campus Cabedelo Centro, e Andreza Paiva, coordenadora de Administração do referido Campus, os professores tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o cotidiano da comunidade e ouviram queixas dos agricultores sobre atividades turísticas que estão impactando o meio ambiente, causando prejuízos à comunidade. Ficou encaminhado a formação de um grupo de trabalho, sobre a coordenação da professora Fabianne Santos, para planejar ações na área de educação ambiental.

Ainda na sexta-feira, o grupo conheceu as experiências inovadoras dos agricultores conhecidos na região como “Seu João e Seu Dedé”. Eles desenvolvem experiências na área da agricultora sustentável e demandaram ações de tecnologias sociais.

A ação de reconhecimento das potencialidades do município de Lucena foi encerrada com uma reunião no Centro de Artesanato, do referido município, que contou com a presença de artesãos, membros do Instituto Mar de Esperança e a Secretária de Meio Ambiente, Ernestina Cornélio.

O grupo decidiu, de forma compartilhada, pela realização de uma agenda de trabalho para planejamento das ações a serem realizadas no município de Lucena, durante a realização do ENEX/IFPB/2017.  

Por Crisvalter Medeiros, jornalista.