Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > Proexc realiza ação de reconhecimento territorial em Lucena e Cabedelo

Noticia

Proexc realiza ação de reconhecimento territorial em Lucena e Cabedelo

A ação consiste na realização de trilhas de reconhecimento de demandas para tecnologias sociais e culturais para o Enex 2017
por publicado: 29/05/2017 17h45 última modificação: 29/05/2017 17h45

A equipe técnica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (Proexc) vai realizar, nos dias 01 e 02 de junho, a Primeira Trilha de Reconhecimento de Demandas para as Tecnologias Sociais em Lucena e as de Cultura em Cabedelo. O evento terá o apoio sistemático das Diretorias Gerais dos Campi de Cabedelo e Cabedelo-Centro, do IFPB, exercidas, respectivamente, pelo historiador professor Lício Romero, e pela filósofa Keitiana de Souza Silva.

O evento, que será um desafio acadêmico, pedagógico e cultural, pelo seu ineditismo, percorrerá pontos estratégicos dos dois municípios para que os responsáveis pelas propostas encaminhadas ao Edital 04, Pró-Enex/2017, no que tange à composição do fórum de tecnologias sociais e o Encontro Nordeste de Arte Educação, possam interagir com as comunidades e fazer discernimento sobre o fortalecimento das parcerias para esta área da educação tecnológica e profissional.

Segundo a professora Vania Medeiros, da Proexc, as tecnologias sociais no IFPB têm atendido, principalmente, demandas de comunidades rurais e urbanas em situação de vulnerabilidades. Como exemplo dessas ações, a professora citou os trabalhos com construções alternativas de baixo custo; tecnologias na área de energia sustentável; ações no setor da economia solidária em apoio a pequenos produtores; tecnologias de uso e distribuição racional de recursos hídricos e inclusão digital.

Durante a caminhada de reconhecimento territorial, os extensionistas terão a oportunidade de identificar os espaços para as vivências de experimentos de tecnologias sociais com a participação dos parceiros. Foram encaminhadas oito propostas ao Enex/2017, através do edital 04/2017, no campo das tecnologias sociais e seis na área cultural.

No concernente à trilha de Cabedelo, especificamente, a professora Vania Medeiros, explicou que os extensionistas vão percorrer trilhas temáticas no âmbito da cultural local, com o apoio logístico de servidores do Campus Cabedelo.

A professora Vania Medeiros ressaltou que o Enex/2017, que está programado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de agosto, pretende inovar a educação profissional e tecnológica na Paraíba com a valorização dos processos de organização e integração de conhecimentos e saberes populares e acadêmicos.

Crisvalter Medeiros - jornalista da Proexc