Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > Novo Plano Diretor de TI é aprovado

Novo Plano Diretor de TI é aprovado

Comitê gestor apresentou as demandas prioritárias que serão desenvolvidas ao longo do ano
por Patrícia Nogueira publicado: 12/05/2017 12h44 última modificação: 12/05/2017 14h19

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do IFPB apresentou na manhã desta sexta-feira (12) uma prestação de contas do que foi realizado ao longo de sua vigência, tendo sido finalizado em março deste ano. Um novo PDTI foi aprovado  por unanimidade pelo Reitor Nicácio Lopes e representantes das Pró-reitorias e Compec e irá nortear as próximas ações de TI em todo o IFPB. O documento traz uma prévia de todas as necessidades na área de Tecnologia, incluindo serviços, material, softwares, equipamentos e pessoal.

“O PDTI é um importante instrumento de sistematização das demandas de TI captadas em todo o IFPB, incluindo pró-reitorias e campi. Além de ser dinâmico, o plano diretor baliza e norteia ações de TI de forma planejada”, enfatizou o Reitor Nicácio Lopes, ao elogiar o trabalho desenvolvido pela Diretoria na concepção de soluções através de ferramentas que promovem a eficiência e qualidade da gestão pública.

O Diretor de TI, Pablo Andrey Arruda de Araújo, apresentou as principais ações que foram iniciadas nos últimos meses como a implantação do acesso a rede sem fio em alguns campi, que possibilitará que todos os servidores e alunos cadastrados no Suap tenham acesso a internet  a partir de suas credenciais. Também foi mencionada a necessidade de construção de uma política de segurança, em que será definido que tipo de sites podem ser acessados através da aplicação de filtros de segurança, coibindo a visualização de materiais inapropriados ao ambiente escolar.

Pablo destacou também o sucesso na implantação do Suap Edu, sistema que está substituindo o Q-Acadêmico; o módulo de assistência estudantil que foi implantado nos campi de João Pessoa e Cabedelo e será expandido para os demais; o sistema de frotas que já está em funcionamento em todo o IFPB; a informatização do processo seletivo de cursos técnicos (PSCT) e as ferramentas de transparência pública. “Os próximos projetos serão o IFPB sem papel, que pretende informatizar todos os processos até outubro deste ano e a migração de todos os cursos que estão no Q-Acadêmico para o Suap Edu, até o inicio do semestre letivo de 2018”, pontuou Pablo Andrey.

O Reitor Nicácio enfatizou que as ações desenvolvidas pela DTI através do PDTI são de grande relevância para o dia-dia da administração pública. Ele se mostrou otimista com os novos projetos em desenvolvimento. “Será um divisor de águas para o IFPB. Com a implantação dos processos eletrônicos e a abolição dos processos manuais teremos uma melhoria significativa nos fluxos processuais, o que traz uma economia de tempo, de recursos humanos e materiais. Possibilitará uma eficiência na gestão e quem vai ganhar com isso é a sociedade”, comemorou o Reitor.

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB