Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > IFPB apresenta novo sistema de matrículas de alunos

IFPB apresenta novo sistema de matrículas de alunos

Coordenadores de Controle Acadêmico e Compec passam por treinamento. Reitor encerrou o evento na parte da tarde
por publicado: 25/05/2017 12h32 última modificação: 25/05/2017 17h22

O IFPB apresentou nesta quinta-feira (25) um novo sistema de matrículas para os aprovados nos processos seletivos . Servidores das Coordenações de Controle Acadêmico dos campi (CCA) e da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) participam do treinamento, nos dias 25 e 26, para utilização da ferramenta que terá sua primeira aplicação na próxima edição do PSCT.

O sistema de seleção dos cursos técnicos do IFPB, se dá, desde 2016, através de análise do histórico escolar do candidato. “O sistema foi planejado e aperfeiçoado pela DTI ao longo de seis meses, tendo sido, a princípio, programado para gerenciar as listas de chamadas”,  afirmou o Coordenador de Inovação de TI, Ivan Soares, responsável por apresentar a ferramenta aos participantes. “As mudanças serão aplicadas  a princípio nas seleções do PSCT, mas também se estenderão para os demais processos como o Sisu, permitindo que o candidato interaja e acompanhe todas as etapas”, destacou Ivan.

De acordo com o Diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos, o novo sistema de matrículas vai dar mais agilidade ao processo de ingresso do aluno no Instituto “pois os dados preenchidos no ato de inscrição do PSCT serão aproveitados na matrícula e pré-matricula, o que não acontecia anteriormente e isso facilitará o trabalho das CCAs e Compec dando mais celeridade a todo o processo de ingresso”, afirmou.

O treinamento conta com aproximadamente 30 servidores e está sendo realizado no auditório da Reitoria, no edifício Coriolano de Medeiros. No dia 26 será realizada a parte prática onde os coordenadores de controle acadêmico poderão testar e tirar suas dúvidas, no laboratório de informática, localizado no prédio da reitoria na Avenida das Trincheiras. O encerramento ocorre às 18h do dia 26.

O Reitor Nicácio Lopes participou do encerramento deste encontro com uma mensagem de agradecimento e afirmou que os servidores são guardiões da memória da Instituição. Ele falou sobre a evolução que ocorrerá no sistema de processos do IFPB. "O processo eletrônico trará uma série de benefícios para a Instituição. Por exemplo, economia de recursos humanos, materiais, orçamentários e abreviação de tempo. Nós teremos a modernização administrativa com a digitalização dos fluxos processuais. Com o processo eletrônico teremos a economicidade, fluxo mais ágil, além do aspecto ambiental, pois teremos a abolição do papel. Consequentemente teremos a eficiência na gestão com um tempo abreviado para a resposta chegar mais rápido a população", finalizou o reitor.

"Nós estamos vivendo um momento novo, buscando sempre o foco da eficiência administrativa, então para isso é preciso que se tenha encontros como esse, para que possamos dar efetividade aos fluxos para que a gente possa oferecer aos nossos servidores ferramentas que possibilitem uma maior eficiência dos procedimentos, uniformização e sistematização dos sistemas. Treinamentos como esse são importantes, pois possibilitam ao servidor um elo coesivo, uniformidade e materializam o que temos como objetivo que é dar eficiência à nossa gestão", frisou.

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB