Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > Experiência da Proexc do IFPB é conhecida no IFAM

Experiência da Proexc do IFPB é conhecida no IFAM

Vania Medeiros participou de debate e grupo de trabalho em evento do IFAM sobre curricularização da extensão na Rede Federal de Educação Profissional
por publicado: 11/05/2017 10h03 última modificação: 12/05/2017 15h49

Os Institutos Federais estão aprofundando o debate sobre os processos de curricularização da extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Nesta quarta-feira (10), a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB), professora Vania Medeiros, participou de evento no Instituto Federal da Amazônia (IFAM), com o objetivo de discutir perspectivas de curricularização da extensão e compor grupos de trabalho que contribuam com a elaboração de uma política, neste sentido, para os cursos superiores da instituição.

O II Encontro de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão IEPE/IFAM 2017, aconteceu no Auditório CDI – IFAM Campus Manaus Centro, contando com a participação de professores, gestores e estudantes da rede multicampi do IFAM e os Pró-Reitores de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), professor Renato Tannure; e Vania Medeiros, do IFPB. O evento foi organizado pelos Pró-Reitores do IFAM, professor Antonio Ribeiro, do Ensino; José Pinheiro, Pró-Reitor de Pesquisa; e a Pró-Reitora de Extensão, professora Sandra Magni.

O Reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, que participou do evento, destacou a importância de “fortalecer a indissociabilidade como estratégia de busca de identidade e produção de inovação educacional, enfatizando o valor do referido encontro para mediar a reflexão e a ação no IFAM”.

A professora Vania Medeiros informou que após a realização de uma mesa-redonda sobre o tema “Curricularizando a extensão: experiências dos Institutos Federais” foram formados grupos de trabalho para socialização das experiências do IFES e IFPB. Nesta ocasião, foi apresentado o Programa de Integração Escola Comunidade do IFPB (Piec) e a vinculação dessa experiência com o modelo de educação em rede, que compõe os Núcleos da Rede Rizoma como unidades de processos ensino aprendizagem para a creditação das ações de extensão.

O professor Renato Tannure, do IFES, apresentou a experiência da mediação da curricularização através da formação para o empreendedorismo e composição de incubadoras. Após a troca de experiências, os grupos de trabalhos iniciaram suas reflexões, com a participação da Pró-Reitora do IFAM, professora Sandra Magni, enfatizando a necessidade de se aprofundar o conhecimento das experiências de outras instituições e mapear o que existe de potencialidade para a creditação de ações de extensão no âmbito do referido Instituto, garantindo espaços de construção coletiva.

A professora Magni disse, ainda, que o evento conseguiu fazer a integração de pessoas e estabelecer a motivação para que os gestores, no âmbito dos campi, possam planejar as ações de curricularização com mais apropriação.

A Pró-Reitora do IFPB, Vania Medeiros, destacou a importância de realizações, como a do IFAM, para a consolidação das experiências em extensão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e integração dos Institutos Federais.

Crisvalter Medeiros - jornalista